TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA

Tese: HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

2. A HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA

A tomografia computadorizada foi criada a partir de vários processos e evoluções iniciadas aos anos 1961 pelo médico neurologista norte-americano William Henry Oldendorf que realizou as primeiras experiências com imagens computadorizadas, porém o método não foi executado por falta e um suporte matemático teórico. Esse método matemático só foi constituído por um físico sul-africano naturalizado norte-americano por volta do ano de 1963, chamado de Allan Mac Leod Cormack.

A partir dos princípios de Oldendorf e Cormarck, Sir Godfrey Newbold Hounsfield aper aperfeiçoou os conhecimentos e desenvolveu uma forma de reconstruir imagens a partir dos raios X por meio da tomografia axial computadorizada.

A primeira máquina foi criada com raios gama de fonte amerício, computador com programação para reprodução bidimensional e detectores de cristal de iodeto de sódio, a imagem demorava em torno de nove dias para ficar pronta pela baixa intensidade da fonte de irradiação.

Na segunda tentativa, Hounsfield usou tubos de raios-X comercial para adquirir a imagem de uma parte do cérebro de um cadáver que continha um tumor introduzido dentro de um plástico. A imagem mostrou de forma nítida a imagem do tumor dentro do crânio.

Figura 1. Hounsfield em 1972 apresentou a Tomografia Axial Computadorizada

Fonte: <http: // cienciahoje.uol.com.br> Acesso em Outubro 2014

O primeiro tomógrafo computadorizado do mundo foi utilizado em Atkinson-Morley's Hospital, em Wimbledon, Londres (Reino Unido). No Brasil o primeiro tomógrafo computadorizado foi instalado no Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. A primeira avaliação realizada de tomografia computadorizada foi em uma mulher de 41 anos com um tumor do lobo frontal esquerdo no dia 1° de outubro de 1971.

Figura 2. Corte transversal do cérebro de um paciente com um tumor, obtido por um tomógrafo por volta de 1976. Notar a comparação com o corte anatômico obtida na necropsia.

Fonte: <http://www.cerebromente.org.br> Acesso em Outubro de 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com