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Por:   •  4/3/2015  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

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04/03/2015 HTML5 O

guia completo para a criação de jogos HTML5 com Canvas e SVG

https://msdn.microsoft.com/ptbr/

library/jj937876.aspx 1/6

HTML5 ‐ O guia completo para a criação de jogos HTML5 com

Canvas e SVG

David Rousset

Technical Evangelist

Atualmente estou passando a maior parte de meu tempo explicando a estudantes, hobbistas, desenvolvedores profissionais e professores como criarem jogos usando HTML5. Então

pensei recentemente: em vez de manter todos esses detalhes para públicos pequenos, não setia mais inteligente estrututar tudo que sei para compartilhar em uma postagem em meu

blog?

Este artigo se baseia em minha própria experiência. Provavelmente omitirei algumas coisas importantes que alguns de vocês sabem. Mas tentarei atualizar esta postagem no blog junto

com minhas novas descobertas e, é claro, baseado nos comentários que você oferecerá gentilmente ou via Twitter.

Mas por que há tanta gente interessada em jogos HTML5?

Bem, simplesmente porque, hoje, nós podemos realmente usar HTML5 para visarmultiplatformas usando o mesmo código: para máquinas:desktop é claro ﴾com IE9/IE10, Firefox, Chrome,

Opera e Safari﴿, paratablets e telefones e Windows 8, e seus milhões de tablets e computadores associados futuros, está abraçando carinhosamente jogos HTML! E vejo frequentemente

projetos de jogos em HTML5 transferidos para cada uma dessas plataformas quase sem nenhum esforço.

E mais, o desempenho dos mecanismos JavaScript modernos aliado com as camadas de elementos gráficos acelerados por hardware de GPU nos permitem criar jogos ótimos em HTML5

com confiança.

Note:

falaremos apenas sobre a marca <canvas> do HTML5 e sobre o SVG neste arquivo.

Canvas e SVG: 2 maneiras de desenhar na tela

A primeira coisa que você precisa entender antes de criar seu primeiro jogo em HTML5 é como desenhar objetos bonitos na tela. Existem duas maneiras de fazer isso e, para entender

melhor as diferenças, você deve começar lendo este artigo de Patrick Dengler ﴾membro do Grupo de trabalho em SVG do W3C﴿: Reflexões sobre quando usar Canvas e SVG

De minha parte, reutilizei partes dos materiais de Patrick para criar uma sessão interna de 45 minutos para meus colegas da Microsoft no ano passado. Você pode assisti‐la através deste

vídeo que eu fiz ﴾usando <video> HTML5, é claro!﴿:

Baixar o vídeo: MP4, WebM

HTML5 Video Player de VideoJS

E aqui estão os slides:

Finalmente, você pode baixar o código‐fonte que demonstro nesse vídeo aqui: Mix11SVGCanvas.zip

Você também pode dar uma olhada nessas 2 ótimas sessões do MIX11:

Modernização de seu site: O melhor do SVG e do HTML5

Mergulho profundo no HTML5 <canvas>

Depois de analisar todo esse conteúdo, você provavelmente entenderá melhor por que quase todos os jogos em HTML5 estão usando o Canvas em vez de SVG. O Canvas oferece um

modelo de desenvolvimento bem conhecido para desenvolvedores de jogos ﴾APIs de desenho de nível baixo﴿ e agora é muito bem acelerado por hardware pela maioria dos navegadores

recentes. Ainda assim, o SVG, e sua tecnologia baseada em vetores, é naturalmente mais bem armado para dimensionamento entre dispositivos sem perder a qualidade. Você só precisa

usar a propriedade mágica ViewBox do SVG que tratará disso para você. Seus jogos se dimensionarão de telas de 3 a 80 polegadas de uma forma bem fácil!

Às vezes, é até mesmo possível se obter o mesmo jogo usando as duas tecnologias. Por exemplo, aqui está o mesmo jogo simples primeiro usando o SVG e depois o Canvas: SVG

Racketball e Canvas RacquetballAmbos resultaram desta documentação do MSDN: Programação de jogos simples usando Canvas ou SVG

Neste caso, analisar o desempenho de cada tecnologia pode ajudá‐lo a decidir qual delas usar para o seu jogo. Por exemplo, aqui estão 2 experimentos interessantes que exibirão 1.000

pequenas bolas em sua tela usando o SVG: 1000 bolas em SVG e usando o Canvas: 1000 bolas em Canvas. Teste os dois experimentos em seu navegador favorito. Em geral, o desempenho

do Canvas é melhor para desenhar muitos objetos na tela neste caso particular. Mas isso também o que geralmente gostaríamos de conseguir em nossos videogames. Para uma visão

geral melhor da comparação de desempenho, aqui está um diagrama interessante para examinar:

04/03/2015 HTML5 O

guia completo para a criação de jogos HTML5 com Canvas e SVG

https://msdn.microsoft.com/ptbr/

library/jj937876.aspx 2/6

Mas nada o impede de misturar as duas tecnologias. De fato, podemos imaginar perfeitamente usar uma primeira camada baseada no SVG para exibir os menus do jogo com uma

segunda camada no fundo usando uma tela para o jogo propriamente dito. Então você usará o que chamados de mecanismo de composição de navegador. Contudo, você deve prestar

atenção real nos resultados finais de desempenho, pois os navegadores e dispositivos estão longe de ser iguais nesse campo. Não se esqueça de que o interesse principal do HTML5 é

visar todas as plataformas.

Meu colega David Catuhe realizou um pequeno jogo de quebra de tijolos há poucos meses usando esse princípio de composição: Como escrever um pequeno jogo usando HTML5 e

JavaScript–BrikBrok . A primeira camada usa SVG para os tijolos a quebrar e o fundo pode exibir um efeito de túnel usando a marca canvas. Você pode imitar perfeitamente esse conceito

para exibir o jogo no fundo ﴾hospedando um jogo de plataforma ou de tiro, etc.﴿ em vez do túnel e sua primeira camada simplesmente exibirá os menus e as opções de configuração em

SVG.

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