TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene pessoal

Seminário: Higiene pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Seminário  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Higiene pessoal

Vários estudos e pesquisas mostram a importância da higiene das mãos e unhas. Quando a unha esta um pouco maior o cuidado deve ser dobrado. Sujeiras em baixo das unhas podem deixa-las contaminadas por bactérias e fungos. Roer unhas ou colocar o dedo na boca é totalmente errado. As mãos podem ser meio de transmissão de varias doenças como verminoses, micose, infecções bacterianas. É muito importante lavar corretamente as mãos e manter limpa em baixo das unhas, cuidar da higiene pessoal.

O que é higiene das mãos

É a maneira individual mais simples para prevenir doenças.

A água e o sabão removem os micro-organismos transceptores, adquiridos direta ou indiretamente do contato com pessoas ou objetos.

Como fazer a higienização simples das mãos

Usar: água, sabonete e géis antissépticos.

Como higienizar: molhe as mãos e os pulsos com água. Depois, passe sabonete até cobrir toda a superfície e esfregue cada palma sobre o dorso da outra mão, entre os dedos e, por fim, as palmas. Então, deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos e as enxágue com bastante água corrente.

O que é a higiene dos pés

Os pés, além de terem a estrutura certa da para suportar o peso e impacto do corpo, possuem camadas de pele mais grossas e resistentes. É muito importante o cuidado com a higiene dos pés, não só pela beleza, mas para evitar doenças. Como: micose e fungos.

Como fazer a higienização simples dos pés.

Os pés devem ser lavados com uma escovinha ou esponja, e entre os dedos também. Em seguida secar bem principalmente entre os dedos. Lixar os pés toda semana ou usar esfoliastes para eliminar o excesso de células mortas e formação de calos. Calçados sempre limpos pode prevenir micose e chulé.

Como limpar e esterilizar os materiais em casa:

Utilize detergente neutro uma escova de dente (usada) para limpar os locais onde acumulam sujeira utilize álcool à 70º umas três vezes ao dia

Se possível leve sempre seus instrumentos a uma manicure e pedicure, com isso evita-se a contaminação desde que os instrumentos estejam limpos, leve também uma toalha limpa, as lixas e palitos devem ser sempre trocadas.

Higiene pessoal e ética profissional da manicure

Atividades profissionais das manicuras e pedicures estão diretamente ligadas ao contato corporal, por este motivo existem diversas possibilidades de se contrair infecção microbiológica, que coloque em risco a saúde do profissional ou da cliente.

A profissional deve usar sempre roupas limpas, de preferência às claras, cabelos penteados etc.;

Lavar as mãos, antes e depois de trabalhar nas unhas das clientes para evitar a contaminação. Usar luvas e materiais descartáveis lixas, espátulas, palitinhos, touca para bacia, luvas e toalhas descartáveis. A lei nacional 12.592/12 reconhece os profissionais de beleza e torna obrigatório o seguimento das normas da ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).

Biossegurança

O fundamento da biossegurança é a prevenção ou eliminação de riscos e responsabilidade à prestação de serviço provocado pelo uso de agentes. Químicos mecânicos, alicate, espátulas, tesouras e pisas e biológico. Uma definição centrada no ambiente ocupacional encontrou em Teixeira & Valle (1996), onde consta no prefácio "segurança no manejo de produtos e técnicas biológicas".

Os materiais usados pela manicure podem ser fontes de transmissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com