TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Lava Vulcânica

Artigo: História Da Lava Vulcânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo o site www.sinaldafenix.com.br, a pedra-pomes é uma rocha ígnea de cor clara, extremamente porosa que se forma durante as erupções vulcânicas explosivas, que vem sendo agregado em betão leve, em paisagismo e como abrasivos em diversos produtos industriais e de consumo.

Muitas amostras de pedra-pomes possuem uma porosidade alta suficiente para flutuar na água, até que lentamente se tornem encharcados.

A formação por espaços porosos, também conhecidos como vesículas, nas pedra-pomes é uma pista de como elas são feitas, sendo que estas vesículas, que na verdade são bolhas de gás que foram presas na rocha durante o resfriamento rápido de um gás rico em magma espumoso, visto que em alguns magmas contêm uma porção de gás dissolvido em peso e quando esses gases estão com muita pressão ficam parecidos à grande quantidade de dióxido de carbono dissolvido em um frasco de bebida carbonatada de sal, igual à cerveja ou a soda, basta agitarmos o recipiente e em seguida, abrirmos imediatamente o frasco, esta liberação repentina da pressão permite que o gás saia da solução e junto com a bebida que estouram do recipiente em uma confusão espumosa, desta forma um corpo crescente de magma, sobrecarregado com gás dissolvido e sobre pressão, se comporta de forma similar.

À medida que o magma jorra da superfície da Terra uma queda repentina faz com que o gás saia da solução, produzindo assim uma enorme onda de gás com alta pressão do respiradouro da qual se retira uma espuma fundida que ao solidificar-se rapidamente em contato com o ar, volta para a Terra como pedaços de pedra-pomes, sendo que as maiores erupções vulcânicas podem arremessar vários quilômetros cúbicos do material.

Este matéria pode variar de tamanho, podendo ser do tamanho de pequenas partículas de poeira ou de um grande bloco de pedra-pomes do tamanho de uma casa.

As grandes erupções podem cobrir a paisagem ao redor do vulcão, com mais de 100 metros de poeira e cinzas que em lançamento de pedra-pomes atingem grandes altitudes.

O site www.sinaldafenix.com.br, também traz duas citações do United States Geological Survey, que descrevem a produção de pedra-pomes em duas grandes erupções vulcânicas, às quais achamos interessantes para o desenvolvimento do nosso Projeto Interdisciplinar e descrevemos abaixo, porque explica como o enorme volume de gás dissolvido alimenta a erupção, bem como um quilômetro cúbico de cinzas e pedra-pomes, que em forma de fragmentos rochosos, foram expelidos pelo vulcão, sendo que a primeira citação descreve a segunda mais poderosa erupção vulcânica que ocorreu no século XX e aconteceu no mês de junho do ano 1991, vitimando 800 pessoas após 500 anos de inatividade do Monte Pinatubo, um extravulcão, ou seja, um vulcão em forma de cone e que ainda está ativo, localizado na Ilha Luzon, situado a 87 km a noroeste de Manila, capital das Filipinas.

“De 7 a 12 de junho, o primeiro magma alcançou a superfície do Pinatubo, porque havia perdido a maior parte do gás contido no caminho para a superfície, o magma escorreu para formar uma cúpula de lava, mas não causam uma erupção explosiva, entretanto, em 12 de junho, milhões de metros cúbicos de gás e magma chegaram à superfície e explodiu em primeira erupção espetacular do vulcão, quando o gás ainda mais altamente carregado de magma chegou a superfície do Pinatubo em 15 de junho, o vulcão explodiu em uma cataclísmica erupção que expulsou mais de 1 milha cúbica de material. [...] Um manto de cinzas vulcânicas e pedra-pomes lapilli cobriu o campo, avalanches enormes de cinzas quentes, gás e pedra-pomes rugiu pelos flancos do Monte Pinatubo, preenchendo uma vez vales profundos com depósitos vulcânicos frescos, numa estimativa de 660 pés de espessura. A erupção removeu tanto magma e rocha abaixo do vulcão que a cúpula colapsou para formar uma grande depressão vulcânica com 1,6 milhas de diâmetro.”

“A erupção cataclísmica do Monte Mazama, ocorrida por volta de 7700 anos atrás, começou a partir de uma única abertura do lado nordeste do vulcão como uma coluna gigantesca de cinzas e pedra-pomes, que atingiram cerca de 30 quilômetros de altura. Ventos levaram as cinzas em grande parte do noroeste e partes do Pacífico Sul do Canadá. Tanto magma entrou em erupção que o vulcão começou a entrar em colapso sobre si mesmo. À medida que a cúpula desabou, fissuras circulares abriram em torno do pico. Mais magma explodiu através dessas rachaduras e correram pelas encostas como fluxos piroclásticos. Depósitos destes fluxos parcialmente enchiam os vales em torno do Monte Mazama com até 300 metros de pedra-pomes e cinzas. Quanto mais magma entrou em erupção, o colapso progrediu até que a poeira baixou para revelar uma depressão vulcânica, chamada de caldeira, a 5 quilômetros de diâmetro de uma milha de profundidade.”

Mais pomes jorra a partir de magmas que são altamente carregadas com gás e têm uma composição riolítica. A pedra-pomes raramente entra em erupção a partir de magmas de gás carregado com basalto ou andesitico composto.

Hoje diversos produtos voltados para a saúde e a beleza utilizam em suas fórmulas a pedra-pomes, dentre estes produtos, está incluso o “Sabão Lava® para limpar as mãos e as roupas que estão sujas e manchadas com graxa, tinta, gordura, dentre outras, removendo toda a sujeira tanto das roupas quanto das mãos além de conter ação esfoliante.

Disponível em: http://www.sinadefenix.com.br/site/etecetera/o-que-epedra-pomes-2/ último acesso em 08/09/2013 às 12:05hs

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »