TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da Saúde Pública do Brasil

Artigo: Histórico da Saúde Pública do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico da Saúde Pública do Brasil

O século XX, este foi anunciado como o século da ciência, do progresso, da eletricidade, da engenharia e da medicina.

Principais doenças: Varíola, Febre amarela e cólera.

Condições precárias: poucos médicos (europeus), tratamento feito pelos curandeiros e/ou padres. Não existia saneamento básico

Oswaldo Cruz assume a Diretoria Geral da Saúde, com a missão de erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Ocorre a Revolta da Vacina. Em 1918 ocorre a epidemia da gripe espanhola. Assim, em 1923 surge a lei Elói Chaves, criando as Caixas de Aposentadoria e Pensão. São Criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP’s), lei da sindicalização, jornada de trabalho de 8 horas, férias remuneradas, salário mínimo e criação do ministério da saúde.

Surge o SESP (serviço de saúde pública), financiado pelos americanos e assistência médica para as epidemias como: malária, varíola, febre amarela, mal de chagas entre outras.

Em 1964 - 1980

O presidente Jânio renuncia entra João Goulart.

Jango foge, assume a ditadura, ocorre a unificação dos IAP´s. O governo cria o INPS.

O governo federal anuncia obras gigantescas que irão impulsionar o desenvolvimento do país. Em meados dos anos 70 a previdência social conheceu sua maior expansão em número de leitos disponíveis. Surgem novos surtos de poliomielite, varíola, e hanseníase.

Em 1975 na 5ª Conferência Nacional de Saúde, é criado o Sistema Nacional de Saúde através da Lei 6.229. Primeira tentativa de organizar o sistema de saúde.

1978 – 1º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde. E começa-se a pensar em Planos Municipais de Saúde.

A partir do mesmo ano foi criado o SINPAS (Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social). O movimento de saúde integrado por participantes do movimento popular e por trabalhadores de saúde passou a interferir nas políticas de saúde. Surge a proposta dos trabalhadores para o sistema de saúde.

Década de 80: Os projetos identificados pelas siglas Prev-saúde, Conasp e AIS mantiveram sempre a proposta de reorganizar, de forma racional, as atividades de proteção e tratamento da saúde individual e coletiva, evitar as fraudes e lutar contra o monopólio das empresas particulares de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com