TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação Social

Exames: Humilhação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

Algumas estudantes foram empacotadoras em supermercado. Mencionaram as senhoras que apressavam os embrulhos, irritando-se facilmente, enchendo-lhes de exigências e reclamações sobre os pacotes. De uma das estudantes um fiscal solicitou com um safanão os seus serviços no caixa vizinho. Nestas horas, sentiam-se entregues ao mando e desmando. Márcia Ferreira Amêndola disse haver se sentido ‘demais visível’. Desejaram sumir, possuir alguma coisa que não fosse acessível ao comando dos outros.

Os pobres sofrem freqüentemente o impacto dos maus tratos. Psicologicamente, sofrem continuamente o impacto de uma mensagem: ‘Vocês são inferiores’. E, o que é profundamente grave: a mensagem passa a ser esperada. Para os pobres, a humilhação ou é uma realidade em ato ou é freqüentemente sentida como uma realidade iminente, sempre a espreitar-lhes, onde quer que estejam, com quem quer que estejam.

O sentimento de não possuírem direitos, de parecerem desprezíveis, torna-se-lhes compulsivo: movem-se e falam, quando falam, como seres que ninguém vê.

Segue urgente a tarefa de superação política e psicológica da humilhação social, tarefa que é de todos nós: tarefa a que se dedicam os cidadãos pobres, pessoal ou coletivamente, consciente ou inconscientemente, reagindo isoladamente ou em grupos organizados. [O autor é do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da USP]"

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com