TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA SÉRIE INICIAL

Tese: INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA SÉRIE INICIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS.

A criança deve ser estimulada a sentir o desejo da curiosidade em descobrir como as coisas acontecem, embora muitas já soubessem.

Também estimular os questionamentos dos por quês, é muito importante tanto quanto respeitar a faixa etária da criança, sem a infantilizar, é trabalhando com leitura de livros e revistas mesmo sem de saberem ler.

Devem-se conter estratégias para a interpretação da atividade, assim como textos curtos e desenhos de observações. Sabe-se que a criança constrói seus conceitos e aprende do modo mais significativo no ambiente que o rodeia.

É na escola que os conceitos científicos são normalmente introduzidos, de forma sistematizada. Nota-se que o interesse do aluno está centrado na ação, no diálogo, no confronto de idéias, no trabalho de equipe, na experimentação e na reflexão conjunta, tendo como enfoque os aspectos sociais e educativos da atividade científica.

Devem-se formar cientistas, sim, com o propósito educacional antes de tudo. E ao completar a formação de cidadãos, e indivíduos aptos a tomarem decisões e estabelecerem os julgamentos sociais.

Existem algumas atividades que pretendem estimular o aluno a desenvolver diferentes tipos de capacidades, habilidades, atitudes e valores, bem como:

• Compreender a ciência como um processo, ajuda o aluno no processo de relação entre o conhecimento científico e as condições de vida.

• Mostrar e reconhecer o uso da experimentação como um instrumento para a compreensão de fenômenos

Tanto na observação como na oralidade e na escrita, o professor deve ficar atento para fazer a mediação precisa, pois a ciência pode ser um instrumento divertido e interessante para compreender o mundo.

As crianças, embora não sendo cientistas buscam naturalmente por essa compreensão. Então cabe aos professores educadores, aproveitar esses interesses espontâneos manifestados pelas crianças quando, a mesma fica horas acompanhando uma fila de formigas ou observando as nuvens a passarem no céu. Então pode ser aí um dos momentos, ou melhor, a oportunidade de apresentar-lhes os processos científicos.

Se não ensinarmos ciências nestas séries iniciais, estaremos ignorando processos, abandonando as crianças em seus próprios pensamentos, privando-os de um contato mais sistematizado que quer dizer realidade. E na troca de ponto de vista com outras pessoas, assim sendo com este mesmo argumento é que a criança tem o direito ao conhecimento científico, como meio de absorver, compreender e ter ideias em seus conceitos como com relação ao mundo em que vive.

A iniciação científica é um salto para a ciência, embora não sendo uma tarefa simples, a escola deve buscar a interação entre as universidades, faculdades, museu de ciências e outros centros de produção e difusão de conhecimento.

A escola pode e deve identificar e favorecer as potencialidades dos alunos. E preciso estar atento as frequentes dúvidas para então transformá-la em uma situação problema. É muito importante que todos participem contribuindo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com