TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENTIVAS CRÍTICAS FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  28/9/2015  •  Monografia  •  10.168 Palavras (41 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 41

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ROSANA SIMÕES ALMEIDA DA SILVA

JANAINA TORRES SILVA

BOLSA FAMÍLIA:

Os avanços e desafios no processo de garantia dos direitos.

BOITUVA-SP

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

JANAINA TORRES SILVA

ROSANA SIMÕES ALMEIDA DA SILVA

BOLSA FAMÍLIA:

Os avanços e desafios no processo de garantia dos direitos.

Trabalho de conclusão de Curso Apresentado à Universidade Paulista- Unip para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

BOITUVA-SP

2015

DEDICÁTORIA

Dedico primeiramente á Deus  que é meu guia e protetor e que nunca me abandonará.

Dedico  ao meu esposo Marcelo Soares da Silva, que sempre me incentivou me apoiou em todos os momentos.

Dedico á minhas amigas e irmãs Janaina Torres e Roberta Ap. Machado que sempre esteve ao meu lado lutando para vencer todos os desafios.

Dedico á minha amiga e inspiradora pela profissão Bruna Maria Dalmazzo, na qual tive o primeiro contato com o serviço Social e que muito somou na minha vida e me motivou ir em busca da minha formação

E por fim dedico a todos que fizeram parte desta trajetória que sempre nos deu sua injeção de ânimo e nos mostrou que quando se corre atrás, sonhos se tornam realidade sim, prova disso é a realização desse sonho.

Dedico a todos os professores e orientadores da universidade, pois sem eles não seria possível estar neste final.

A distância que você consegue percorrer na vida depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, porque chegará o dia em que você terá sido todos eles.

(George Washington)

AGRADECIMENTOS

           Querido Deus, eu quero dedicar cada minuto, não para pedir qualquer coisa do Senhor, mas simplesmente para dizer obrigado por tudo que o Senhor tem feito por mim.

             Agradeço todas as dificuldades que enfrentei, não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mas as críticas nos auxiliam muito. Para cada conquista.

              Não posso de deixar de agradecer aos meus pais, Otavio de Almeida e Dalila Rodrigues, Mesmo não estando mais presente na minha vida, pois hoje   moraram com Deus, posso testemunhar que tudo que sou devo a eles pela minha formar de caráter e pela determinação.

          Agradeço a Deus por ter me dado condições de lutar e alcançar os objetivos pretendidos. Não nasci rico, mas isso não me impediu de ver riquezas na capacidade de transformar vida em presente e conquistas.

Agradeço Meus Filhos, Marcelo Soares da Silva Junior, Rodrigo Sores da Silva e    Mateus Soares da Silva que sempre me motivar a ir em frente e nunca desistir.

        Agora Vamos lá quero agradecer meu esposo, que sempre esteve ao meu lado me motivando, me incentivando a nunca desistir, muitas vezes me sentia         incapaz, mas ele nunca desistiu de mim, sempre me dizia você e capaz sim e uma mulher inteligente e que só não teve oportunidades então agora e a hora, corre atrás não desista de seu sonho, e esse sonho vai se tornar realidade através dessas motivações que sempre, recebi de você meu grande Amor.

          Vou falar um pouquinho como tudo começou, três amigas que já fazia um trabalho na área social. Só não tinham formação, Janina, Roberta e Rosana  as duas já tinham concluído o ensino médio e eu Rosana ainda não, então elas me esperarão ir concluir através de provas no encceja em Votorantim onde comecei a minha trajetória e com  muito esforço e determinação, onde também consegui levar a minha amiga e irmã Michele Regiane, que me motivou a nunca desistir e também conseguiu concluir o ensino medido.

         Quero agradecer a minhas amigas assistentes Sociais Edna Aparecida Parreira e Adriana Bueno que me ajudarão em minha formação acadêmica, estagiei em Tatuí no pronto socorro onde tive total oportunidade de aprendizado na    área da saúde com  a paciência da Edna

            E por fim meu estagio  na Secretaria de Promoção Social de Capela do Alto, onde tive a oportunidade de aprender e posso afirmar que Qualquer aprendizado se tornará mais efetivo com as experiências, do dia a dia. O meu muito obrigado a você Adriana Bueno que teve paciência para nos ensinar e compreender a minha dificuldade.

          Muito obrigado Deus pelas coisas difíceis que colocou em minha vida para eu resolver, pois elas me ensinaram a vencer com qualidade e sabedoria.

Enfim agradeço a minha família e  todos que direta ou indiretamente fizeram parte desta trajetória, muito obrigada mesmo e saibam que todos são especiais.

   

RESUMO

Sob o título: Bolsa Família: os avanços e desafios no processo de garantia de direitos no acesso ao beneficio no Município de Capela do Alto, este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo o programa de bem-estar social denominado Bolsa Família, implantado pelo governo Federal  brasileiro em 2003 como partes integrante do Programa Fome Zero.

Trata-se de um ambicioso programa de transferência de renda, que nasceu para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira que é o de combater a fome, a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país.

Tal abordagem tem como objetivo conhecer os desafios e diversidades presentes na gestão do Programa Bolsa Família no Município de Capela do Alto, particularmente no que tange o trabalho da equipe da Secretaria de Assistência Social do referido município.

O Município de Capela do Alto foi criado pela Lei Estadual 8.050, de 31 de dezembro de 1963, com redação final dada pela Lei 8.092, de 28 de fevereiro de 1.964, tendo sido instalado em 26 de março de 1.965, em Sessão Solene Presidida pelo MM. Juiz Eleitoral da Comarca de Sorocaba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.3 Kb)   pdf (331.5 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com