TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO DE ESTAGIO NO CRÁS DE CRUZ DAS ALMAS: DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO

Por:   •  18/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CRISTIANE DOS SANTOS COSTA 409142071

INTERVENÇÃO DE ESTAGIO NO CRAS DE CRUZ DAS ALMAS:

DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO

Cruz das Almas

2017


CRISTIANE DOS SANTOS COSTA 409142071

Apresentação do Projeto de Intervenção de estagio no CRAS de Cruz das Almas.

Projeto de intervenção de Estágio  apresentado a Coordenadora Denise Tofik como forma de  avaliação parcial da matéria Estágio Supervisionado II do curso de Serviço Social pela Universidade Salvador, UNIFACS.

Cruz das Almas

2017

SUMARIO

Conteúdo

APRESENTAÇÃO        3

JUSTIFICATIVA        4

OBJETIVO        6

INDICADORES/METAS        7

PÚBLICO ALVO        8

METODOLOGIA        9

ARÉA DE ATUAÇÃO        10

RECURSOS        11

PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES        12

CRONOGRAMA        13

RESULTADOS        14

BIBLIOGRAFIA        15

APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar, através do estagio supervisionado II, uma proposta de intervenção dentro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Cruz das Almas. O público alvo desse trabalho foram os idosos do grupo de Convivência Melhores Amigos. Escolheu-se esse público através de uma pesquisa, onde foi identificado que os usuários desconhecem sobre os direitos dos idosos. Com isto, objetivou proporcionar ao grupo o acesso ao conhecimento sobre o Estatuto do idoso, incentivando a reivindicação de seus direitos e a execução de projetos para melhorar a sua qualidade de vida e da comunidade onde vive. As estratégias utilizadas para implantação de vídeos. Os resultados esperados são a ampliação do universo informacional dos idosos acerca das temáticas trabalhadas e um estimulo a maior protagonismo das mesmas nas lutas por seus direitos.

Logo, a elaboração do presente trabalho é resultado de observação e coleta de dados a cerca do cotidiano institucional, cuja proposta surge mediante demandas identificadas durante o momento inicial do Estagio.

JUSTIFICATIVA

A população idosa tem crescido no Brasil e no mundo. Os estudos revelam que a população mundial tende a ter crescente expectativa de vida. A diminuição da mortalidade e da fecundidade juntamente com o desenvolvimento tecnológico na área da saúde tem sido apontada como fundamentais neste processo de envelhecimento mundial. A síntese de Indicadores do IBGE 2017 aponta que o índice de envelhecimento no Brasil corresponde a 38,08% da população . A tendência de crescimento dessa parcela da população é nítida nas ultimas décadas, a estimativa é que em 2030 0 Brasil, tenha uma média de envelhecimento de 76,39% pessoas com mais de 60 anos (IBGE 2017).

 Portanto, para enfrentar o envelhecimento populacional requer tanto um preparo pessoal da população em geral tendo consciência do que é necessário fazer para promover um envelhecimento bem sucedido, como também um esforço coletivo através de políticas sociais adequadas, que possam garantir um mínimo de condições de qualidade de vida para os que chegam à terceira idade com expectativas de longevidade. O idoso que esteve culturalmente e historicamente relacionado à idéia de perda e incapacidade, hoje é visto sob a perspectiva de um ser detentor de habilidades e competências, capaz de novos aprendizados e hábitos de vida que podem ser construídos e incorporados individual ou coletivamente, visto que a própria idade pode dar origem a forças e aptidões não acessíveis em outros estágios anteriores da vida( BRANCO, s.d). Para atender a estas novas necessidades, foi à habitação, á ação do Ministério Público para acelerar processos em defesa do idoso e outros aspectos de interesse específicos. Configurando- se como um exercício de cidadania no resgate da dignidade da pessoa humana(BOAS, 2005).

Regida pela lei número 10,741, o Estatuto do idoso, sancionado pelo ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1 de outubro de 2003, veio a consolidar como pessoa idosa o individuo com idade igual ou maior que 60 anos, mostrando-se como um avanço no âmbito legal por estabelecer os princípios de universalização no acesso a direito segundo o disposto no art. 3° dessa lei:

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder publico asseguras ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, a cidadania, a liberdade, a dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitário( BRASIL,2003).

Vale salientar que o longo espaço de tempo desde a Constituição de 1988 até a promulgação do Estatuto do idoso, enquanto consolidação dos direitos dos idosos mostra o quanto é necessária uma atenção continua por parte do Estado á pessoa idosa, visto que o envelhecimento populacional não é uma tendência estática, mas uma perspectiva crescente.

Diante disso, é sabido que a efetivação de uma política publica requer a atitude consciente, ética e cidadã dos envolvidos e interessados em viver o envelhecimento de modo mais seguro, podendo ser assim amparado e protegido socialmente. Tornam-se responsáveis por esse processo o Estado, as instituições, os profissionais de Serviço Social e de outras áreas, o próprio idoso e a sociedade em geral.

O Estatuto do idoso trouxe a grande inovação de enxergá-los como sujeito ativo de direitos, sendo pressuposta sua autonomia na defesa dos seus direitos. Portanto, para ser coerente com seus princípios, a sua divulgação deve ser feita, necessariamente, também aos idosos (COUTINHO, s.d.). Entretanto, o Estatuto do Idoso ainda permanece desconhecido pela maioria da população, em especial a população idosa. Por essa razão este projeto tem o objetivo de mudar um pouco desta realidade.

OBJETIVO

Objetivo Geral

  • Divulgar o Estatuto do Idoso para os idosos e profissionais do Centro de Referencia de Assistência Social da cidade de Cruz das Almas.

Objetivos Específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com