TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais

Monografias: Impactos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução------------------------ -------------------------------------------------------------------- 03

Revisões Bibliográficas----------------------------------------------------------------------------04

Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------------------06

Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------08

Referencias -----------------------------------------------------------------------------------------09

1 INTRODUÇÃO

O crescimento da população urbana se faz acompanhar pelo aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, bem como, pela necessidade de locais específicos. A qualidade do meio ambiente está estreitamente ligada com a saúde e o bem estar humano.

O aumento acentuado da geração de resíduos sólidos e sua concentração espacial devido á urbanização diminuem as chances de assimilação dos resíduos pelo meio ambiente. A poluição do meio ambiente pode atingir níveis de contaminação, afetando o homem e fauna e flora.

Portanto, o trabalho realizado vem respaldar a importância de se conhecer o impacto ambiental dos diferentes tipos de disposição de resíduos Sólidos Urbanos. A partir da exposição do problema de pesquisa e dos objetivos (geral e específico), observa-se a importância em se discutir o tema gestão ambiental, tema esse considerado um ema atual e que além de agregar valor para o campo acadêmico, retrata para as organizações e sociedade em geral a realidade em que se encontram inseridas, contribuindo ainda para que os gestores e tomadores de decisão desenvolvam programas e ações voltadas para a reconstrução e aplicação de práticas de desenvolvimento ambiental.

2.1Revisões Bibliográficas (Metodologia)

Os resíduos sólidos segundo, Cherubini (2008), popularmente chamados de lixo urbano, é resultado da atividade domestica e comercial das povoações e, apresentam grande diversidade e complexidade. As suas características físicas químicas e biológicas variam de acordo com sua fonte ou atividade geradora nas quais,vários fatores como sociais econômicos, geográficos, educacionais, culturais, afetam o processo de geração tanto em quantidade como em composição qualitativa. (ZANTA et al,2006).

A definição de lixo urbano, segundo Lima (2004), é difícil de ser feita devido a sua origem e formação estarem relacionadas a vários fatores. Assim “é comum definir como lixo todo e qualquer resíduo que resulte das atividades diárias dos homens.

Resíduos sólidos são resíduos nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam de atividades de origem industrial, domestica hospitalar, comercial, agrícola, de serviço e variação. Ficam inclusos nesta ultima definição os lodos provenientes de sistema de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos de instalação de controle de poluição, bem como determinados líquido cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede publica de esgotos ou corpos de água , ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face é melhor tecnologia disponível.

São muitos os fatores que influenciam a origem e a formação dos resíduos sólidos no meio urbano (CHERUBINI,2008) como:

1) Variações sazonais

2) Condições climáticas

3) Area relativa de produção

4) Numero de habitantes do local

5) Nível educacional

6) Poder aquisitivo

7) Hábitos e costumes da população

8) Segregação na origem

9) Sistematização na origem

10) Tipo de equipamento de coleta

11) Leis e regulamentações especificas

Para Castilho Junior (2013), vários tipos de resíduos sólidos urbanos, são normalmente encaminhados para a acomodação em aterros sob responsabilidade do poder municipal os resíduos de origem domiciliar, aqueles com características similares, como os comerciais, e os resíduos da limpeza publica.

A composição dos RSU domésticos é bastante diversificada, compreendendo desde restos de alimentos, papeis, plásticos, metais e vidro, até componentes considerados perigosos por serem prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública.

O lixo urbano contém vários produtos com características de inflamabilidade, oxidação ou toxidade e contém metais pesados como cromo, cobre, chumbo, mercúrio, zinco e outras substâncias que podem contaminar o meio ambiente. Pode-se dizer que o lixo produzido pelas atividades humanas é 16 diretamente proporcional ao aumento da população e ao crescimento industrial.

Relacionado a isso está o aumento da poluição do solo, das águas, do ar e a queda da qualidade de vida do ser humano (JARDIM, 1995).

A responsabilidade direta ou indiretamente da geração dos resíduos sólidos é disposta na Lei 12305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis (BRASIL, 2010).

Desenvolvimento

O crescimento da população urbana se faz acompanhar pelo aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, bem como, pela necessidade locais específicos, afastados dos núcleos populacionais e que atendam requisitos para reduzir o potencial da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com