TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais De Resíduos Sólidos E Suas Implicações Para Recuperação De áreas Degradadas

Artigo: Impactos Ambientais De Resíduos Sólidos E Suas Implicações Para Recuperação De áreas Degradadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  3.862 Palavras (16 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 16

“Impactos Ambientais de Resíduos Sólidos e Suas Implicações para recuperação de áreas degradadas”

Portfólio, Apresentada para as Disciplinas; Gestão de Recursos Hídricos, Recuperação de Áreas Degradadas, Ética, Política e Sociedade, Poluição, Resíduos Sólidos e Meio Ambiente, Metodologia Científica, Seminário. Do Curso Gestão Ambiental, da Faculdade UNOPAR EAD, Elaborado sob as Orientações dos(as) Professores(as); Thiago Augusto Domingos, Luciana Andréa Pires, Sérgio de Góes Barbosa, Rodrigo Trigueiro, Luciana Trigueiro, Leliana Casagrande.

Atalaia

INTRODUÇÃO: 5

DESENVOLVIMENTO: 7

Principais fontes de geração de resíduos sólidos 7

CLASSIFICAÇÃO: 7

Disposição irregular de resíduos: 7

Principais impactos causados. 8

Problemas Decorrentes dos Resíduos Sólidos: 8

Poluição do solo 9

Poluição das águas 9

Poluição do ar: 9

Técnicas utilizadas para recuperação de áreas degradadas pela disposição de resíduos sólidos: 9

Escolha das espécies 10

Importância da revegetação: 10

· Estabilidade dos taludes, 10

· Formação de solo, 11

Resolução SMA – 47, de 26 de novembro de 2003. 11

· Principais espécies utilizadas para recomposição vegetal, 11

Experiências positivas e negativas de áreas que foram submetidas à remediação. 12

Por que remediar uma área contaminada? 13

Experiência positiva 13

Experiência negativa: 13

Precauções quanto ao uso de áreas que foram utilizadas como depósitos de lixo: 13

Análise de Risco 13

Caracterização do Empreendimento e da Região: 14

Identificação dos Perigos: 14

Consolidação das Hipóteses Acidentais: 15

Estimativa de Frequências 15

Estimativa e Avaliação de Riscos: 15

Gerenciamento de Riscos 15

CONCLUÇÃO: 17

REFERENCIA.....................................................................................................18

INTRODUÇÃO:

A Constituição Federal de 1988, Cap. VI, Art.225 estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, atribuindo ao Poder Público, e também à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (BRASIL, 2003).A disposição inadequada dos resíduos sólidos representa um grave passivo ambiental para a maioria dos municípios brasileiros, configurando-se, inclusive, como um problema ambiental e de saúde pública, contrariando assim o Art.225.

A pesar do Brasil já ser um país com mais de 80% da população vivendo em áreas urbanas, as infraestruturas e os serviços não acompanharam o ritmo de crescimento das cidades. Os impactos do manejo inadequado de resíduos sólidos e da limpeza urbana deficiente são enormes sobre o dia-a-dia da população, quer seja em relação à saúde pública e à qualidade ambiental, quer seja em relação aos aspectos estéticos e de turismo. O crescimento demográfico, a intensificação das atividades humanas e a melhoria do nível de vida são responsáveis pelo aumento exponencial das quantidades de resíduos sólidos geradas, bem como pela alteração das suas características, constituindo um grande problema para as administrações públicas. Como fator agravante, o manejo inadequado dos resíduos sólidos, desde a geração até a destinação final (por exemplo, em lixões a céu aberto ou até em cursos d’água), pode resultar em riscos ambientais, sociais e econômicos e à saúde pública.

A situação do manejo de resíduos sólidos no país é preocupante, principalmente no que diz respeito à questão da disposição final, uma vez que 63,6% dos municípios brasileiros utilizam lixões como forma de disposição dos resíduos sólidos, 18,4% utiliza aterros controlados e 13,8% dispõem os resíduos em aterros sanitários.

Providências urgentes têm que ser tomadas para reverter esse quadro, e a necessidade de mudança de conceitos e formas de tratar o assunto é urgente para que sejam alcançados melhores resultados no manejo dos resíduos sólidos, principalmente na disposição final, segmento em que os dados são mais aflitivos.

Vários resíduos sólidos podem ser reciclados ou até mesmo reaproveitados dentre eles estão os papéis, plástico, metal, vidros, alumínio, papelão e dentre outros. Diversos materiais podem servir como matéria-prima para novos produtos.

Para que ocorra a recuperação de áreas degradadas é necessária à implantação de um programa capaz de selecionar os resíduos desde a fonte geradora até o destino final dos mesmos. O programa capaz de minimizar os problemas relacionados aos resíduos é a implantação da coleta seletiva no qual garante melhor qualidade dos resíduos sólidos.

O trabalho foi realizado por intermédio de revisão bibliográfica tendo como proposta abordar os Impactos Ambientais de Resíduos Sólidos e Suas Implicações para recuperação de áreas degradadas.

METODOLOGIA:

Principais fontes de geração de resíduos sólidos,

Disposição irregular de resíduos,

Principais impactos causados,

Técnicas utilizadas para recuperação de áreas degradadas pela disposição de resíduos sólidos,

Experiências positivas e negativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com