TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incumprimento (manipulação / remoção e ações corretivas)

Tese: Incumprimento (manipulação / remoção e ações corretivas). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Não conformidade (tratamento/disposição e ação corretiva):

Não foi evidenciada a realização semestral da tabulação dos resultados das medições dos processos nem a elaboração do relatório para subsidiar a análise crítica pela direção, em desacordo com o item 9 do Procedimento Análise de Dados rev.3. Evidência: quando solicitadas, tais informações não foram apresentadas ao auditor.

Tratamento:

Para tratar uma não conformidade temos que recorrer a conceituação dada pela norma ISO 9000:2005 onde não conformidade é o não atendimento a um requisito. Sabendo que não foram realizadas as medições dos processos nem a elaboração do relatório quando o auditor solicitou, sendo uma não conformidade grave.

Para tratar a não conformidade:

1. Treinar os colaboradores (todos) para que possam entender corretamente os conceitos de não conformidade, ação corretiva, correção e ação preventiva.

2. Crie indicadores para acompanhar as não conformidades, por exemplo, as FVS (Ficha de Verificação de Serviços).

3. Alinhar os indicadores as metas da empresa.

4. Definir o tratamento das não conformidades como responsabilidade de toda a organização e não apenas da área da qualidade.

5. Usar ferramentas adequadas a cada organização fugindo de modelos de outras organizações, preferindo ferramentas mais simples e de fácil entendimento de todos.

Umas das formas de utilizar uma ferramenta para tratar a não conformidade seria a 5W2H:

*What (O Quê): Objetivo e metas para tratar a não conformidade. Tendo como objetivo ter os relatórios e metas de cumprir o prazo de semanalmente ter as medições dos processos e a elaboração dos relatórios.

*Where (Onde): Localizadas nas pastas das FVS que não foram preenchidas e os relatórios, arquivado na sala do engenheiro.

*When (Quando): Estabelecer uma data de quando foi realizado o serviço para ter o controle especifico, estabelecer um cronograma.

*Whey (Porque): Motivo do não preenchimento dos relatórios ou a perda do mesmo, seria de não ter o treinamento adequado para o tal, ou a perda de não ter arquivado em uma pasta.

*Who (Quem): Responsável pela verificação dos processos e preenchimento dos relatórios é o estagiário.

How (Como): As verificações dos relatórios devem ser semanalmente, se não podendo sair do controle da gestão da qualidade.

How much (Quanto): Praticamente sem custo que é ter o estagiário para verificação e preenchimento dos relatórios, já que o estagiário é utilizado para outros fins, oferecendo treinamento adequado para que ele o faça adequadamente, tendo os relatórios preenchidos semanalmente em folha e armazenados em pasta.

Ação corretiva:

A ação corretiva para esse caso, que é não ter as medições dos processos e os relatórios preenchidos:

Reunir os responsáveis pelo serviço e pela organização dos relatórios, tendo que verificar os serviços feitos com uma data próxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com