TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores sociais resumo

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO
    O presente projeto tem como objetivo conhecer a realidade e as características de uma determinada comunidade junto a população, estimulando assim, uma reflexão teórico-prática a partir da realidade social.
    Tem o objetivo também de despertar os futuros profissionais do Serviço social a um agir diante das demandas identificadas na comunidade observada. 

* 2-DESENVOLVIMENTO


A cidade de Arapiraca , situada da Região agreste do Estado de Alagoas encontra-se a novecentos e dois metros de altitude e por estar num vale encaixado da serra do mar possui sítio bastante acidentado. 
A beleza da paisagem, o clima ameno incentiva a função de veraneio, principalmente entre a classe alta e média da capital do estado. A escassez de sitio urbano faz com que as construções subam as encostas íngremes da serra dos órgãos em busca de novos espaços.
Segundo dados da Fundação Leão XIII, houve grande migração para Teresópolis por conta daoferta de emprego na construção civil de casas e principalmente edifícios.
O alto preço de venda ou aluguel de imóveis, decorrentes da especulação imobiliária e da grande procura destes por veranistas, agravou pela escassez de áreas planas ou de relevo mais suave e fez com que cada vez mais pessoas resolvessem seu problema de moradia, habitando em favelas, que se tornaram válvula de escape para uma classe média proletária.
Vale ressaltar que as favelas em Teresópolis mais se assemelham a casa populares, raras são as casa de tábuas ou pau-a-pique, porém foram detectadas pela prefeitura um total de vinte e quatro favelas na cidade. 
O surgimento e ampliação de favelas nas cidades, é uma característica da urbanização no mundo subdesenvolvido, onde as atividades urbanas não são capazes de absorver ou bem remunerar a mão de obra disponível e o grande problema tem sido a falta de estruturas básicas nestas construções. 
A retirada de vegetação de uma encosta pra implantação de casas resulta na exposição de solo, aumentando a possibilidade de deslizamentos e foi o que ocorreu e, dezembro de 2002 no bairro Perpétuo do socorro durante um forte temporal, atingindo cerca de oitenta casas e matando doze pessoas.
Após seis anos de espera, no ano de 2008, parte destas famílias receberam as chaves de sua moradia.. 
O conjunto habitacional foi construído pelo governo do estado na localidade de Fonte Santa. Foram entregues quarenta e cinco casas de um quarto, sala,cozinha e banheiro, com instalação de água luz. Segundo o jornal O Diário de Teresópolis, tiveram prioridade as famílias do Perpétuo que perderam suas casas no temporal, com menor renda, foi levado em conta também o número de idosos e crianças e precariedade de moradia.
Segundo dados levantados através das pesquisas realizadas no local, a composição familiar deste conjunto habitacional é formada em sua maioria por pai, mãe e filhos sendo este grupo de 44%, é importante ressaltar porém que é bastante significativo o número de famílias compostas por mães e filhos12%, avós e netos11% e outros27%, estes números mostram que atualmente, as famílias têm sua composição das mais diversas, da mesma forma, houve grande transformação também em relação ao sustento familiar, 55% das famílias são sustentadas pelo pai, 11% pela mãe, 11% por avós, 4% por filhos, 19% outros membros da família.
Trinta e sete por cento das famílias se beneficiam de programas sociais e apenas 20% sobrevivem de benefícios sociais.
Cinquenta e um por cento das famílias sobrevivem com apenas um salário mínimo, 44% com dois a três salários e 5% com menos de um salário mínimo.
Em relação à saúde, 76% dos moradores são portadores de doenças crônicas e realizam tratamento, porém, a maioria precisa comprar os medicamentos pois as unidades de saúde não possuem os medicamentos para atender a demanda, segundo informação dos moradores.
Foi encontrado um número significativo de analfabetos, estes são 18% dosmoradores, existem 5% de crianças ou adolescentes em situação de evasão escolar e 95% freqüentam a escola regularmente, porém, 34% destes alunos possuem dificuldade de aprendizagem e somente 14% tentam reverter este quadro frenquentando reforço escolar e somente 5% destes moradores freqüentam um curso profissionalizante.
Setenta e três por cento dos moradores está empregado, formal ou informalmente e 27% encontram-se desempregados.
As condições de moradia no geral foram consideradas boas em sua grande maioria construções de alvenaria, destas 56 % possuem quatro cômodos, 24% cinco cômodos, 15% três cômodos e 5% com mais de cinco cômodos.
Através das entrevistas realizadas foram observados diversos pontos negativos, dentre eles estão : o péssimo atendimento de funcionários e médicos do Programa Saúde da família (PSF), não existe espaço para o lazer infantil, os moradores enfatizaram que as crianças constantemente usam restos de materiais de construção e pedaços de madeira como se fossem armas e se distraem desta forma, brincando de atirar pelas ruas desta comunidade, falta de iluminação pública, o que ajuda a aumentar a criminalidade e amedronta alguns

moradores.Dentro deste conjunto habitacional não existe sequer um telefone público.
Diante de algumas entrevistas realizadas também com antigos moradores do bairro de Fonte Santa, percebe-se que existe uma visão muito negativa sobre a chegada de novos moradores ao bairro.
Segundo eles, a partir daentrega das casas populares, intensificaram-se alguns problemas no bairro, como a violência, o tráfico de entorpecentes e uma das principais reclamações dos moradores do bairro foi a sobrecarga no PSF, que culminou na falta de medicamentos, péssimo atendimento por arte dos médicos e atendentes, pois a demanda se tornou muito maior, sem contar a destruição da área de reserva ambiental para a construção das casas.
A entrevista realizada com um antigo morador de Fonte Santa, ex presidente da Associação de moradores e Agente de Saúde , deixa claro a insatisfação destes antigos moradores em relação ao conjunto habitacional:
“Aquele lugar era uma área muito linda, uma área de reserva florestal que foi devastada para a construção daquelas casas, quando eu estava chateado ou preocupado ia lá esfriar a cabeça, como puderam destruir?
A chegada destas pessoas ao bairro trouxe uma série de problemas sociais, uma sobrecarga no PSF, houve aumento na criminalidade, pois a junção desses dois bairros não poderia dar boa coisa, quando ouvimos os noticiários sobre crimes, entre os bairros mais citados estão Fonte Santa e Perpétuo, juntar estes dois bairros é juntar a fome com a vontade de comer..”(Sr. Roberto, Antigo morador do Bairro e ex presidente da Associação de Moradores).



CONCLUSÃO

Sem dúvida, a tragédia que se abateu sobre algumas famílias no bairro Perpétuo em dezembro de 2002, pôde ser amenizada com a entrega de casa neste conjunto habitacionalconstruído em Fonte Santa, porém uma série de problemas puderam ser detectados através dos levantamentos a partir de entrevistas com moradores do bairro, tanto com moradores do conjunto habitacional, quanto com antigos moradores do bairro.
Três aspectos de nossa sociedade, Educação, Saúde e Habitação, se apresentam neste momento como urgentes e carentes de boas soluções. Mais do que criticas a administração é necessário buscar soluções para tais questões.
Neste projeto, todos estes problemas estão envolvidos, porém foi dada maior ênfase a questão da habitação.
O governo do estado deu condições de habitação a estes moradores com a construção destas casas, porém não deu condições de habitabilidade, pois o que se percebeu é que algumas casa foram entregues sem pisos, a quantidade de cômodos muitas vezes não é suficiente para a quantidade de componentes da família,é precária a iluminação pública no local, não houve preocupação com o lazer das crianças que não possuem uma área para diversão. Estas brincam pelas ruas do conjunto com pedaços de madeira ou restos de materiais de construção.
Outro ponto importante percebido é que existe a carência de um trabalho comunitário no sentido de fazer com que os moradores saibam respeitar o espaço alheio, saibam conviver em comunidade em casas tão próximas , preservar e conservar o espaço que lhes foi oferecido.
Esta conscientização também deveria ser feita em relação aos antigos moradores do bairro e os quepassaram a habitar no local por conta da tragédia, pois é nítida a divisão e rejeição dos antigos moradores do bairro em relação aos moradores do conjunto habitacional que vieram de outro bairro da cidade, inclusive alguns moradores atribuem a estes que passaram a habitar ali, a sobrecarga no PSF que já atendia a tantas pessoas da localidade e o aumento da criminalidade que ali sempre existiu.
Sabe-se que este problema é muito comum nestes casos, porém um trabalho realizado pra este fim poderia trazer vários benefícios aos moradores e melhores condições de vida a todos.

Este espaço é, sem duvida um local que necessita dentre outras intervenções, a de profissionais do Serviço Social em diversas áreas, pois além da carência, da falta de conhecimento de seus direitos e deveres, os moradores deste bairro, de forma geral não tem conhecimento do poder da participação comunitária na luta por seus direitos e realização de projetos, do potencial que leva a dimensões que vão além do acesso a benefícios materiais, mas a objetivos mais amplos e complexos.





REFERÊNCIAS

http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=12012
http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=17909
http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=7650
http://pt.scribd.com/doc/35428237/Favelas-em-Teresopolis-1981
http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=7650

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com