TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO EXPANDIDO INDICADORES SOCIAIS DA COOPERATIVA

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

INDICADORES SOCIAIS EM COOPERATIVAS



Vanessa Nunes Moro Acadêmica do curso superior em gestão de cooperativas UFSM - vanessamoro@outlook.com; Luciana Canto Acadêmica do curso superior em gestão de cooperativas UFSM - lucantopt@gmail.com; Alex Silva da Silva Acadêmico do curso superior em gestão de cooperativas UFSM - alexsilva_sm@hotmail.com; Adrian Ribeiro Acadêmico do curso superior em gestão de cooperativas UFSM - adrianribeiro1997@gmail.com; Leane Machado Acadêmica do curso superior em gestão de cooperativas UFSM - leanemachado@yahoo.com.br; Ricardo Höher. Doutor em Economia, professor adjunto na UFSM - ricardo.hoher@ufsm.br (orientador).

RESUMO: 

No Brasil, segundo a Agenda Constitucional do Cooperativismo, existem 6,6 mil cooperativas. Elas possuem mais de 13,2 milhões de associados e geram cerca de 376 mil empregos formais. Dentre todos os ramos de atuação do cooperativismo brasileiro, o agropecuário tem papel de destaque, com mais de 1.600 instituições e 180 mil produtores cooperados. O presente trabalho analisou os dados no Demonstrativo do Valor Adicionado da Cooperativa Cotrisel, no período de 2014 a 2018, sediada em São Sepé e possui unidades em Restinga Seca, Formigueiro, Vila Nova do Sul e São Pedro do Sul, com estruturas próprias de recebimento, secagem e armazenagem de cereais, unidades com armazéns e lojas de insumos, indústrias de beneficiamento de arroz, fábrica de rações e uma rede de lojas de varejo. Através dos dados coletados dos demonstrativos e das informações recebidas da Cooperativa sobre o número de funcionários foi analisado a evolução da participação dos indicadores no Valor adicionado distribuído dos demonstrativos. A realização do trabalho permite uma compreensão sobre o comprometimento da organização com a responsabilidade social, apresentando de maneira objetiva os resultados da organização na gestão social e ambiental dos indicadores sócias da Cooperativa.

INTRODUÇÃO: 

Para exercer sua atividade, uma empresa compra matéria-prima, contrata trabalhadores e pega financiamentos bancários, por exemplo. Tudo isso pode ser medido em valores monetários. Quando a companhia coloca no mercado seu produto ou serviço, ele valerá mais do que a soma dos fatores adquiridos para sua produção. Esse valor que a empresa “adicionou” durante o processo é a riqueza gerada. O conceito de riqueza que está na base da DVA corresponde à diferença de valores entre aquilo que empresa produziu e os bens e serviços que ela utilizou nesse processo, que foram produzidos por terceiros. Tornou-se obrigatório a divulgação da DVA para as sociedades anônimas a partir da Lei nº 11.638 de 2007 onde foi incluída como parte das demonstrações contábeis a serem elaboradas pelas companhias abertas. Entretanto, embora a legislação não obrigue as demais empresas a publicarem o documento, elas podem fazer isso para fins gerenciais. Com essa finalidade, a DVA pode ser usada para medir a eficiência da empresa na transformação dos recursos em riqueza. Em uma perspectiva mais social, a análise desse relatório também é útil para avaliar de que forma a organização contribui para a sociedade na qual se insere. O que a DVA faz é detalhar de que forma essa riqueza foi distribuída entre funcionários, fornecedores, agentes financiadores, acionistas e governo, ou seja, entre todos os setores que participaram, diretamente ou indiretamente, da sua geração. É, portanto, uma forma de mostrar como a empresa contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. O objetivo deste resumo é identificar os aspectos do DVA, conhecer a distribuição do Valor Adicionado da unidade no período de 2014 a 2018 e as variações nos indicadores de geração e distribuição de riqueza, fazendo a comparação entre os exercícios. Esta pesquisa contribuirá para aprofundar o conhecimento sobre a DVA, e como a riqueza gerada é distribuída pela Cooperativa Cotrisel. Fornecer informações que evidenciem os benefícios gerados pelo esforço da entidade e como são divididos entre os empregados, governo e outros.


PALAVRAS-CHAVE: 

Cooperativas, demonstração do valor adicionado, balanço social

MÉTODO:  

Os dados utilizados para elaboração da análise do DVA foram extraídos da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) entre 2014 e 2018, coletamos informações com o setor de RH da Cooperativa para identificarmos a quantidade de funcionários durante os exercícios. O estudo deu-se a partir de uma análise do tipo documental, por avaliar o conteúdo das demonstrações publicadas pela Cooperativa.

Valor adicionado bruto; VA
Valor adicionado a distribuir;VAD
Valor adicionado distribuído ao governo;VADG
Valor adicionado distribuído aos empregados;VADE
Valor adicionado distribuído a terceiros; VADT
Valor adicionado distribuído as retenções.VAR

A análise de conteúdo desenvolve-se em três fases:
Pré-análise.
Exploração do material.
Tratamento dos dados aplicados a inflação de cada exercício e interpretação dos gráficos.

Sendo os indicadores: PEGR, PGVA, PEVA, PTVA, e GR corrigidos pelo índice de inflação dos exercícios. Aplicados as seguintes formulas:

PEGR=VA/N°E

PGVA=(VADG/VAT)*100

PEVA=(VADE/VAT)*100

PTVA=(VADT/VAT)*100

GR=(VAR/VAT)*100

Onde, PEGR (potencial de empregados para gerar riqueza), PGVA (participação do governo no valor adicionado), PEVA (participação dos empregados no valor adicionado), PTVA (participação de terceiros no valor adicionado e GR (grau de retenções).

   RESULTADOS E DISCUSSÕES: 

Na tabela1 observa-se os dados dos indicadores PEGR, PGVA, PEVA, PTVA, e GR corrigidos pelo índice de inflação dos exercícios trabalhados, e na tabela2 conseguimos identificar quais eram os índices da inflação nos anos de 2015 a 2018.

Tabela 1      

[pic 1]

Tabela 2

[pic 2]     

Os índices de inflação foram corrigidos para minimizar distorções nos resultados.

PEGR- Potencial de Empregados para Gerar Riqueza:

Os indicadores mostram uma evolução negativa na contribuição dos empregados na geração de riqueza da empresa, o que indica uma diminuição de sua capacidade de adicionar valor. Em 2014 cada empregado contribuía com aproximadamente R$85,990,28 na geração do valor a distribuir, já no ano de 2018 esse valor teve uma diminuição considerável para R$67.229,72.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com