TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inserção do assistente social na comunidade

Por:   •  27/8/2015  •  Dissertação  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  2.657 Visualizações

Página 1 de 7

1- Introdução

        O processo de inclusão e atuação do profissional de Serviço Social no seio das famílias e dentro das comunidades visa conhecer as verdadeiras necessidades das pessoas que deverão ser assistidas por ele. Esse processo de inserção muitas vezes não é fácil, tornando-se lento e até às vezes quase que impossível, porque o assistente é um elemento estranho à população.

        As demandas apresentadas pela comunidade confirmam a necessidade de um profissional na área de Serviço Social convivendo com suas dificuldades dia-a-dia. Mas se este profissional não tiver o conhecimento de como surgiu essa demanda ficará difícil problematizá-las. Mas como conhecer as demandas exatas de uma comunidade?

        A resposta está nas ações utilizadas visando despertar nas pessoas a vontade de participar para estratégias de enfrentamento das problemáticas vivenciadas por elas e utilizar a melhor de todas as ferramentas que um Assistente Social pode possuir, “a arte de saber ouvir”. As maiorias das problemáticas identificadas ocorrem geralmente nas áreas da saúde, da educação e familiar, então será nestas áreas que o profissional oferecerá seu apoio aproximando-se através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) instalados nas comunidades.

PALAVRAS-CHAVE: saúde; educação; família; comunidade.

2- Objetivos

2.1- Objetivo geral

        Analisar o processo de inserção e atuação do profissional de Serviço Social dentro da comunidade.

2.2 - Objetivos específicos

        - Conhecer atuação do profissional de Serviço Social dentro dos CRAS no apoio as famílias;

        - Conhecer o trabalho do Assistente Social na área da educação; e

        - Conhecer a atuação do Assistente Social na área da saúde.

3 – Desenvolvimento

3.1 – Inclusão do profissional de Serviço Social nas comunidades.

Com o passar do tempo o processo de inclusão do Assistente Social pôde contar com ajuda dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros Especializados em Assistência Social (CREAS) instalados nas comunidades. Os CRAS e CREAS foram instalados de forma estratégica dentro das comunidades carentes e vulneráveis, para que os profissionais de Serviço Social que lá trabalham, possam diagnosticar as necessidades, planejar, executar e acompanhar os mais diversos serviços visando à proteção social daquelas famílias.

Qual a diferença entre o CRAS e o CREAS?

O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam. O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.

É dentro dos CRAS e dos CREAS é que o Assistente Social poderá adquirir gradativamente a confiança da população. Ao se dedicar em ouvir as pessoas que necessitam de assistência atuando na prevenção ou diagnosticando rapidamente as violências sofridas, buscando a solução, aos poucos o profissional irá tornar-se praticamente um membro daquela comunidade, inserindo-se totalmente.

“Necessidade de elaborar respostas mais qualificadas (do ponto de vista operativo) e mais legitimadas (do ponto de vista sociopolítico) para as questões que caem no seu âmbito de intervenção institucional [...] as possibilidades objetivas de ampliação e enriquecimento do espaço profissional [...] só serão convertidas em ganhos profissionais [...] se o Serviço Social puder antecipá-las.” (NETTO 1996)

Nota-se que na análise de NETTO sobre as possibilidades de atuações de um profissional de Serviço Social dentro das comunidades, a prevenção e antecipação dos problemas constituem prioridade de execução, ou seja, “é melhor prevenir do que remediar”.

3.2 – Inclusão do profissional de Serviço Social na educação

A inclusão do Assistente Social no âmbito da educação através de seu olhar diferenciado mostra-se como um grande aliado na busca por uma educação de qualidade e que possibilite o acesso democrático a ela por parte de todos, como também garante aos alunos a sua permanência na escola, de acordo com a lei. Agindo em favor da democratização do ensino público, gratuito e de qualidade, o Assistente Social busca viabilizar a igualdade de condições para promover o ingresso, a permanência e conclusão dos estudos por todos.

Cabe ao profissional de Assistência Social não só diagnosticar, mas também propor alternativas para as problemáticas sociais vividas por muitas crianças, como a evasão escolar e a manutenção da qualidade de ensino no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social.

Deve haver uma parceria entre os educadores e o Assistente Social, essa parceria deve conciliar o exercício pedagógico educacional com as questões sociais, de modo a proporcionar um canal de comunicação eficaz entre a família e a escola. A presença do assistente social no âmbito escolar facilita, sobretudo aos filhos de famílias mais carentes, como também a essas famílias o acesso aos serviços sociais e assistenciais, através de programas, informações e encaminhamentos realizados a partir da própria instituição escolar que frequentam.

Essa ação deve ter um objetivo comum que é a promoção do aluno e a certeza de que algo está sendo feito visando seu bem estar.

O trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais não se confunde ao dos educadores. Em que pese à dimensão socioeducativa de suas ações, sua inserção tem se dado no sentido de fortalecer as redes de sociabilidade e de acesso aos serviços sociais e dos processos sócio institucionais. (ALMEIDA, 2000).

Por isso é certo afirmar que Serviço Social insere-se no contexto escolar somando forças com os educadores, em benefício do aluno e de sua família.

3.3 – Inclusão do Assistente Social na Saúde

Ao reconhecer à dimensão social da saúde no Brasil, podemos entender que a política de saúde nacional em muito alargou o espaço de atuação de vários profissionais, entre eles o do assistente social. Este “alargamento” das áreas de atuação ao mesmo tempo em que pode enriquecer as potencialidades de práticas do assistente social, também colocam desafios no âmbito teórico, instrumental e político.

O Serviço Social desde seu surgimento no período de 1930 a 1945 tem uma relação muito próxima com a área de saúde, pois entende que, saúde e uma questão de bem-estar social e de dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com