TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentação Para O Ensino De Ciencias

Dissertações: Instrumentação Para O Ensino De Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  9.615 Palavras (39 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 39

O ensino formal é aquele que ocorre no ambiente escolar, hierarquicamente estruturado, que leva a uma certificação ao final. Podemos nos referir ao que ocorre nas escolas brasileiras – o Ensino Básico, que compreende todos os anos de ensino escolar desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, é seriado e leva a uma certificação. O mesmo acontece no Ensino Superior. Porém, o ensino formal não ocorre, necessariamente, dentro de um espaço físico definido, ou seja, a escola. Esse é o caso do nosso curso: apesar de estar sendo desenvolvido a distância, é um bom exemplo do ensino formal. Afinal, nossos objetivos são claros e predeterminados e levarão a uma certificação no final.

O ensino informal é, provavelmente, o oposto do formal: é aquele que ocorre ao acaso, geralmente sem intenção do aprendiz. É tudo que aprendemos no dia-a-dia, quando vamos a um teatro ou cinema, quando estamos fazendo buscas na internet, ao ler jornais, revistas e livros nas horas de lazer, ou mesmo no convívio com amigos e familiares. Podemos, também, definir a educação transmitida pelos nossos pais como ensino informal. Enfim, todo o aprendizado que decorre de nosso cotidiano é o que chamamos ensino informal.

Existe, ainda, o ensino não-formal, que é, provavelmente, um meio termo entre os dois estilos descritos. É organizado e sistemático, mas ocorre fora do ambiente formal de ensino (a escola). O ensino não-formal tem objetivos bem definidos, mas não leva a uma certificação. Ele é um grande aliado do ensino formal, já que serve como uma forma de diversificação do ensino. Esse é o estilo de ensino-aprendizagem que será discutido com mais detalhes nesta aula. Vamos mostrar como se deve trabalhar as aulas não-formais de Ciências no Ensino Fundamental (EF), pois o ensino formal já vem sendo trabalhado nas diversas disciplinas da licenciatura.

Os estilos de ensino-aprendizagem

1. Na tabela a seguir, estão citadas algumas atividades. Tente definir o(s) estilo(s) de ensino-aprendizagem de cada uma.

Saídas de campo: quando você levar seus alunos para uma saída de campo, estará desenvolvendo uma aula não-formal. Isso porque a saída terá objetivos bem definidos. Ela estará relacionada ao conteúdo programático e será considerada parte das atividades formais de seu curso.

Feira de Ciências: é uma atividade do ensino formal. Ocorre dentro da instituição escolar, é organizada, tem objetivos específicos e, muitas vezes, há uma avaliação.

Pesquisa na internet: é ensino informal. Mesmo que seus alunos estejam fazendo a pesquisa para uma disciplina escolar, a pesquisa na internet levará a vários outros temas que não estão diretamente relacionados ao tema de interesse. Deve-se, no entanto, chamar a atenção dos alunos para a qualidade das informações disponíveis. Encontramos muita informação incorreta na internet, por isso é necessário muito cuidado nessas pesquisas. Se for relacionada a um conteúdo programático, toda pesquisa deverá ser discutida em sala de aula.

Visita a museu: depende dos objetivos. Se for uma visita sem fins educacionais, ou seja, um passeio com amigos ou familiares, está inserida no ensino informal. Se for guiada, com objetivos bem definidos, podendo ou não resultar em avaliação, será uma aula não-formal.

Experimentação: faz parte do ensino formal, mas você pode incentivar seus alunos a fazerem experimentos em casa, para estimular a curiosidade e o raciocínio.

Assistir a documentário na TV: se for realizado em casa, por interesse pessoal, é ensino informal. Se o documentário fizer parte de uma aula, pode ser considerado não-formal. A classificação depende de como essa aula é conduzida. Muitos professores (mas nem todos) utilizam o vídeo como uma ferramenta complementar ao conteúdo discutido em sala de aula (aulas teóricas, formais).

Ler um livro: se a leitura ocorrer de forma espontânea, não estando relacionada à escola, é considerada uma forma de ensino informal. Caso a leitura leve a uma avaliação posterior (em aulas de Português, por exemplo), passa a ser uma ferramenta do ensino formal.

Gincana cultural: é parte do ensino formal, mas pode ser considerada uma atividade não-formal. Como será visto nesta aula, as aulas não-formais são utilizadas como uma ferramenta do ensino formal.

Planejando uma aula não-formal

Procure planejar uma aula não-formal de Ciências, escolhendo o tema que preferir. Lembre-se de que esse planejamento deve conter dados suficientes para que a aula atinja seus objetivos. Se você conhece algum museu ou centro de Ciências, prepare uma aula para esse local. Caso contrário, descreva uma saída de campo. Tente descrever todas as etapas necessárias para planejar uma boa aula, mas não se esqueça de estabelecer um local e um tema para a aula.

O planejamento de uma aula não-formal deve obedecer a uma série de etapas. Para exemplificar, comentaremos as etapas necessárias para uma aula em um museu de Ciências, mas que são as mesmas, independentemente do local ou tema escolhidos:

• Objetivos: A primeira parte do planejamento da aula não-formal está na definição de seus objetivos. Neste exemplo, vamos supor que o objetivo da aula é o de estudar mamíferos.

• Escolha do local: Após definirmos nosso objetivo, iniciaremos a busca do local apropriado. Esse tema, por ser bem amplo, pode ser encontrado em diversos locais como um zoológico, um museu de Ciências Naturais ou mesmo um centro de Ciências.

• Conhecendo o local: A etapa mais importante de uma aula não-formal é o pleno conhecimento do local onde a mesma vai ocorrer. Você deve planejar ao menos uma visita prévia, para saber se a exposição oferecida atende aos objetivos da aula. Conhecer o acervo permite que você direcione a aula para o que há de disponível no local e, também, para que planeje uma outra aula, complemen-tando-a com o conteúdo não oferecido na exposição.

• Definindo o papel do aluno: Outra etapa importante é definir o que seus alunos deverão fazer durante a aula não-formal. Você pode optar por seguirem um roteiro predeterminado, em que uma etapa deve ser cumprida antes que outra seja iniciada. Ou então, peça que seus alunos anotem livremente o que considerarem interessante, para compararem as anotações individuais em sala de aula. Você pode, também, definir grupos de estudo. Enfim, deixe claro o que espera do aluno durante a aula fora da escola.

• Definindo o papel do professor: Parece óbvio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com