TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos ópticos

Seminário: Instrumentos ópticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Seminário  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

Instrumentos Ópticos

Introdução – Para que se possa visualizar um objeto, é preciso que os olhos interceptem alguns dos raios luminosos que partem do objeto e os redirecionem para a retina, no fundo olho, onde ocorre a formação da imagem. O sistema visual executa este processamento mesmo que os raios luminosos não venham diretamente do objeto, mas sejam antes refletidos por um espelho ou refratados pelas lentes de um instrumento óptico, neste caso tendo-se a impressão que o objeto se encontra na direção onde se encontra o espelho ou a lente, e a distância percebida pode ser bem diferente da distância real. E através dos conhecimentos da óptica, pode-se determinar e explicar o caminho dos raios luminosos nos meios transparentes. Essas leis são à base do conhecimento para construção de instrumentos ópticos, como lentes de óculos, microscópios, lunetas, etc.

Anomalias da visão: O olho pode apresentar anomalias. Algumas delas podem ser corrigidas com lentes de contato, óculos ou cirurgias.

Hipermetropia: A hipermetropia ocorre quando a imagem de um objeto a grande distância é formada depois da retina. O olho hipermétrope requerer acomodação mesmo para objetos no infinito. Como consequência, a distância mínima para visão distinta acaba se tornando maior pois o esforço de acomodação já começa numa situação que normalmente isso não seria exigido.

Miopia: Na miopia, a imagem de um ponto no infinito é formada antes da retina. Não atinge, portanto, a retina. Perde, portanto, a visão distinta. Torna-se inútil um esforço de acomodação, pois a distância focal já é a máxima possível. Os míopes tem facilidade para ver de perto. Na miopia fica reduzida a distância mínima de visão distinta.

Presbiopia: A presbiopia é causada pela alteração da amplitude de acomodação. Ele acontece naturalmente com a idade. À medida que os indivíduos envelhecem, o cristalino perde sua elasticidade perdendo sua capacidade de acomodação. A habilidade de assumir uma forma esférica é perdida paulatinamente. O poder de acomodação se reduz de 14 dioptrias quando se é criança, para duas dioptrias acima dos 50 anos.

Astigmatismo: Um indivíduo que tem astigmatismo associa a um objeto puntiforme uma linha imagem (ao invés de um outro ponto). Esta condição decorre do fato de que, nesse caso, a córnea ou o cristalino (mais raramente) não são perfeitamente simétricos. O raio de curvatura muda de acordo com a direção considerada. Não se apresenta, portanto, como uma calota esférica perfeita.

Estrabismo: Tal anomalia consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.

Câmera Fotográfica: Bom, praticamente, registrar bons momentos, situações legais ou tristes, serve para guardar aquilo que queremos. Uma câmara ou câmera fotográfica (também chamada máquina fotográfica) é um dispositivo usado para capturar imagens (geralmente fotografias), única ou em sequência, com ou sem som, como com câmera de vídeo. O nome é derivado de câmera obscura, latim para "câmara escura". Seu formato peculiar, deriva-se das antigas observações de Aristóteles tido até hoje como o primeiro a descrever os princípios da câmara escura.

A Lupa: A Lupa foi um dos melhores instrumentos inventado pelo homem, pois tem a capacidade de ampliar imagens virtuais. Que é utilizado para observar com mais detalhes pequenos objetos e entre outras coisas; e para entendermos melhor o funcionamento da lupa, temos que compreender como a imagem é projetada na nossa retina. O olho humano focaliza a imagem de um objeto em sua retina se a distância entre o objeto e o olho for maior que a de um ponto específico. Caso o objeto estiver mais próximo do olho do que do ponto específico a imagem se torna desfocada.

Microscópio Composto: Em relação a importância do microscópio para a revolução da humanidade é que, a partir da invenção dele foi possível estudar os seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nu que incluem bactérias e protistas que são responsáveis pela maioria das doenças hoje conhecidas. O microscópio também possibilitou o estudo dos vírus estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com