TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Paraconsistente

Tese: Inteligência Paraconsistente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que estuda os algorítimos em sua capacidade de simular o raciocínio, percepções e tomadas de decisões envolvendo aspectos filosóficos, estudos cognitivos e sua aplicabilidade.

A idéia do ser humano de querer criar algo semelhante a nós vem da Grécia, Prometeu e Epimeteu, foram responsáveis por popular o planeta Terra. Também foram buscar o pensamento Aristotélico. Alguns fatores também contribuíram para o desenvolvimento da IA como a Segunda Guerra Mundial com a corrida espacial e internet.

IA não é automatização dos processos, não tem um perfil operacional mas leva em conta bases históricas de comportamento podendo traçar previsões e limitações, trabalhando com reconhecimentos e planejamentos. Isso é bem presente no nosso cotidiano como geladeiras inteligentes, ar condicionado, lavadoras de roupas e navegadores que consideram o trajeto, o trânsito, variáveis como obras, acidentes, etc.

No mercado financeiro, existem programas que fazem leituras de jornais, medem a flutuação, interpretam o ambiente e desta forma chegam a uma previsão. Na medicina é usada em pré diagnósticos, interpretando sinais biológicos.

Existem algumas teorias computacionais como autômatos, que são máquinas automatizadas, a Lógica fuzzy que trabalha com conjuntos de pertinência sobre uma determinada pergunta classificando-as se está dentro ou fora de um determinado conjunto, são classificadores de conjuntos, a Lógica Paraconsistente que consiste em graus de certeza e contradições, trabalha a falsidade e a verdade simultâneamente. Diferente da Lógica Clássica onde eu trabalho apenas o sim ou não.

A Lógica Paraconsistente surgiu na Polônia há 3 séculos atrás, mas foi no Brasil que obteve uma aplicabilidade muito grande, formalizando-a. Quem pretende estudá-la deve se aprimorar na Lógica Matemática, ela quebra alguns paradigmas existentes na Lógica Booleana.

Diz que uma proposição e sua negação podem ser, ao mesmo tempo, verdadeiras. Trabalha com 4 estados lógicos: verdadeiro, falso, inconsistente e paracompleto e seus valores trabalham com um intervalo fechado de [0,1]. Trata-se de uma lógica numérica.

Trabalha com o Reticulado da tomada de decisão, é um plano cartesiano que me diz o que é verdade ou falso, a evidência favorável ou contrária.

Dentro da lógica paraconsistente há redes neurais artificiais paraconsistentes, ou seja, interpreta dados verdadeiros e falsos e verdadeiros ao mesmo tempo, simulando um neurônio onde pequenas células recebem as informações e processam valores entre 0 e 1. Trabalham com células:

 Célula neural artificial paraconsistente básica (CNAP)

 Célula neural artificial paraconsistente de conexão analítica (fatores de tolerância)

 Célula neural artificial paraconsistente de maximização (conector “ou”)

 Célula neural artificial paraconsistente de minimização (conector “e”)

Uma célula sozinha não faz nada, é preciso de um conjunto de CNAP formando unidades neurais aritificiais paraconsistentes (UNAP) que por sua vez formam sistemas neurais aritificiais paraconsistentes (SNAP).

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com