TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar Pedagogica Natureza e Identidade da Pedagogia e do Pedagogo

Por:   •  10/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA - LINCENCIATURA

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR – GRUPO

Salvador

2014

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR – GRUPO

Natureza e Identidade da Pedagogia e do Pedagogo

UNOPAR VIRTUAL

SUMARIO

1 – O que é Pedagogia e de que Ela se ocupa?...................................................4

2 - O que quer dizer “trabalho pedagógico”?......................................................5

3 – Epistemologia e historicidade, a formação cultural de um problema.........5

4 CONCLUSÃO.......................................................................................................7

REFERÊNCIAS........................................................................................................8

UNOPAR VIRTUAL

1 – O que é Pedagogia e de que Ela se ocupa?

A Natureza e identidade da pedagogia. O que é pedagogia e do que Ela se ocupa? E quem é o pedagogo? Neste texto de Libâneo retrata uma questão problemática de tradição cultural, metodológica e epistemológica do termo PEDAGOGIA e PEDAGÔGO e suas áreas de atuação. No Brasil, esta formação e o profissional se confundem e se restringem a um profissional da educação inicial do Ensino Fundamental e o professor, pedagogo, formado por este curso, conhecedor de suas metodologias e didáticas. Hoje Pedagogo é o profissional habilitado para atuar na área pedagógica. A pedagogia trata dos princípios e métodos de ensino, na gestão de escolas e na orientação dos assuntos educacionais. O pedagogo trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, onde tem dois grandes campos de atuação: a administração e o ensino, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores; e profissionais das diversas áreas. Em empresas, ministra princípios de acordo com produtos e serviços, bem como a qualificação para o desenvolvimento de atividades e condutas éticas profissionais; em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país, baseando-se nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e outras convenções, em escolas orienta e dirige os professores com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências intelectuais ou físicas, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação à distância, metodologia amplamente utilizada em todas as esferas de atuação acima citadas. Certamente o campo da pedagogia e do exercício pedagógico inclui o trabalho dos professores e sua formação profissional, mas não há identidade conceitual entre o curso “pedagogia” e formação de professores “pedagogos”.

2 - O que quer dizer “trabalho pedagógico”?

O estudante de pedagogia deve ter ao longo de sua formação, esclarecido a maioria das questões sobre quem é o pedagogo e onde atuar, pois, o campo pedagógico e bastante amplo e segundo Libâneo:

È difícil crer que um curso com 3.200 horas possa formar para três funções que têm cada uma sua especificidade: a docência, a gestão, a pesquisa ou formar, ao mesmo tempo, bons professores e bons especialistas, com tantas responsabilidades profissionais a esperar tanto do professor como do especialista. Insistir nisso significa impor um currículo inchado, fragmentado, aligeirado e levando ao empobrecimento da formação profissional. (LIBÂNEO, 2006, p.13).

Na Europa a Pedagogia é, antes de tudo, um campo científico, não um curso. O curso que lhe corresponde é o que forma o investigador da educação e o profissional que realiza tarefas educativas seja ele docente ou não diretamente docente. Somente faz sentido um curso de pedagogia pelo fato de existir um campo investigativo “o da pedagogia” cuja natureza constitutiva é a teoria e a prática da educação ou a teoria e prática da formação humana; neste sentido todos os Seres Humanos que lidam com algum tipo de prática educativa é relacionada com o mundo dos saberes e modos de ação, são pedagogos no censo comum e em amplo sentido, são pedagogos: todos os que exercem atividades de ensino em qualquer lugar mas, também os que trabalham em meios de comunicação, formadores de pessoal nas empresas, animadores culturais e desportivos, produtores culturais, a família etc. São pedagogos, em sentido estrito, os professores licenciados e os pedagogos especialistas; assim sendo existe uma diversidade de práticas educativas na sociedade que se realizam em muitos lugares e sob várias modalidades. Como a toda educação corresponde uma pedagogia, também há uma diversidade de trabalhos pedagógicos para além das atividades de educação escolar e ensino, ou seja, formação de educadores extrapola, pois, o âmbito escolar formal, abrangendo também, esferas mais amplas da educação não formal e formal.

3 – Epistemologia e historicidade, a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com