TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Individual III - Jornal do Pedagogo

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente a constituição de qualquer sociedade. Partindo desse princípio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos, a todos as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo e/ou grupo social.

A identidade pessoal e social é essencial para o desenvolvimento de todo o indivíduo, enquanto o ser humano e enquanto cidadão.

A identidade pessoal é construída na trama das relações sociais que permeiam sua existência cotidiana. Assim, a que se esforçar para que as relações entre os indivíduos se caracterizem por atitude de respeito mútuo, representadas pela a valorização de cada pessoa em sua singularidade, ou seja, nas características que as constituem.

A consciência do direito de constituir uma identidade própria e do reconhecimento da identidade do outro traduz se no direito à igualdade e no respeito as diferenças, assegurando oportunidades diferenciadas (equidade), tantas quantas forem necessárias, com vistas à busca da igualdade. (MEC/SEESP, 2001).

Para que a igualdade seja real, ela tem quer ser relativa. Isto significa que as pessoas são diferentes, tem necessidades diversas e o cumprimento da lei exige que elas sejam garantidas as condições apropriadas de atendimento as peculiaridades individuais, de forma que todos possam usufruir das oportunidades existentes. Há que se enfatizar aqui, que tratamento diferenciado não se refere à instituição de privilégios, e sim, a disponibilização das condições exigidas, na garantia da igualdade.

REPORTAGEM 1.

O Uso das Tecnologias na Escola: Contra ou Favor.

A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação- TIC- na escola evidencia desafio e problemas relacionados aos espaços e tempos que o uso das tecnologias provocam nas práticas que ocorrem no cotidiano escolar. Para entende-las e supera-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.

Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, internet, TV, vídeo ...) existentes na escola à pratica pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. [pic 1]

A educação escolar pode compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias que facilitem a evolução dos indivíduos.

Nesse aspecto, a experiência pedagógica do professor é fundamental. Conhecendo as técnicas de informática para

Realização dessas atividades e sabendo o que significa construir conhecimento, o professor deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo para a construção de novos conhecimentos?

Para ser capaz de responder a essa pergunta, o professor precisa conhecer as diferentes modalidades de uso da informática na educação- programação, elaboração de multimídia, busca de informação na internet, ou mesmo de comunicação – e entender os recursos que elas oferecem para a construção de conhecimento. É importante questionar-se e também aos alunos.

A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo educativo consiste, sobretudo, nos desafios de ordem social e pedagógico, sendo que esta relação deve possibilitar a sua integração na escola e perceber as funções que elas podem desempenhar.

Postado por Mídias Sociais e Práticas Formativas.  http://midiasepraticasformativasnaeducacao.blogspot.com.br

Reportagem 2

A diversidade e o preconceito na escola

A escola é um espaço para construção do conhecimento por meio de vivencias, é também local de contato entre pessoas diferentes com ideal voltado para cidadania e respeito. O desafio de conviver com as diferenças é muito grande no mundo de hoje. É necessário combater o preconceito para que todos ocupem seu lugar na sociedade e no mundo, uma boa convivência proporcionando na escola, contribui para formação humana e cidade dos alunos.

As políticas educacionais contemporâneas abordam discursões sobre relações raciais para igualdade étnica-racial, gêneros e sexualidade dentro de sala de aula visando combater, eliminar toda e qualquer forma de discriminação na rede de ensino. Há ainda um longo caminho a percorrer, pois vivemos em uma sociedade marcada por desigualdades e contradições.

O papel do professor ou orientador é ter uma posição crítica voltada apenas para respeito e tolerância, sem envolver crenças e religião para melhores resultados.

Não é de hoje que a educação vem sendo considerada pelos atores da luta contra o racismo com um espação estratégico de atuação, pois dentro deste espaço se reproduz um modelo de educação fundado nos valores civilizatório ocidentais, numa perspectiva hegemônica, negando a diversidade existente na sociedade brasileira, reproduzindo, assim, uma ideologia de inferiorizarão das civilizações africanas e indígenas, que estão presentes no cotidiano dessas comunidades.

 A escola é um dos espaços de socialização dos indivíduos. É através dela que os alunos desenvolvem o senso crítico e aprendem valores éticos e morais que regem a sociedade. A escola tem como responsabilidade ampliar os horizontes culturais expectativas dos alunos numa perspectiva multicultural. É na escola que aprendemos a conviver com as diferentes formas de agir, pensar e se relacionar, portanto, ela deve refletir essa diversidade. [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (349.2 Kb)   docx (136.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com