TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade: entre o desejo e a prática dos profissionais do transplante cardiáco no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia Nadja Maria codá dos Santos

Por:   •  12/6/2015  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: Serviço Social 5 semestre[pic 1]

DISCIPLINA: Serviço Social e Interdisciplinaridade

DOCENTE: Sérgio Coutinho

DISCENTE: Vânia Moreira 

        

Interdisciplinaridade: entre o desejo e a prática dos profissionais do transplante cardiáco no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

                                                Nadja Maria codá dos Santos

O texto traz uma reflexão sobre como o conhecimento adquiriu nos últimos tempos um cráter hegemônico, a partir do referênciaal teórico da Racionalidade Ocidental weberiana, que segue uma linha linear na construção dom saber e como isso repecurte no trabalho interdisciplinar no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

É evidente a existência de outras formas de raciocínio que não segue essa linha, o texto friza que o conhecimento restringiu-se a um racionalismo instrumental que vê a relação de domínio entre sujeito e o objeto, gerando assim, a hierarquização das ciências, criando as ciências auxiliares. Segundo Boaventura para contrapor essa racionalidade é necessária uma nova postura olística com a aglutinação das ciências, para que não haja concorrência e competição entre as profissões.

Portanto, o caráter interdisciplinar no Serviço Social é mais que teorizar é o desejo de sair do sistema cartesiano e partir para uma unidade naior, sair do etnocentrismo. É a reunião de conhecimento com interlocução através da pluralidade que os objetos investigados proporciona. Exigindo uma postura ética, técnica e profissional. O assistente social deve ser capaz de apreender a realidade em que está inserido, de forma crítica, propositivo e está atento a dinamicidade da realidade, estando em concordância com o projeto ético político da profissão.

Diante do tema interdisciplinaridade a autora em seu estudo objetiva verificar se a equipe de trabalho no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia- IDPC tem uma postura interdisciplinar. Observa-se que há uma hierarquização entre as profissões, sendo o médico o principal profissional de saúde. Nota-se uma carência na formação contextualizada baseada na visão clínica, social, economico e psicológico sobre o que é saúde e relação paciente e doença no mundo contemporâneo. As reuniões acontecidas esporadicamente não são suficientes para sistematizar a importância do quadro clínico dos pacientese não tão pouco desenvolver a interdisciplinaridade, é um fator essencial para  a eficiência do tratamento. O ideal seria  a autoavaliação profissional com questionamento dos pressupostos e verdades da profissão.

O texto trata entre o desejo, o ideal e o sonho de como deveria ser o trabalho interdisciplinar e a prática profissional, pois espaço democrático e interdisciplinaridade estão entrelaçados na gestão democrática entre as ciências e seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com