TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: A visão dos profissionais de saúde sobre os acidentes de trabalhos ocorridos no município de Boa Ventura de São Roque-Pr.

Por:   •  7/12/2020  •  Artigo  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Estudo de caso: A visão dos profissionais de saúde sobre os acidentes de trabalhos ocorridos no município de Boa Ventura de São Roque-Pr.

Alison Luiz dos Santos*

Gabriel Henare Eroico**

RESUMO

Introdução: Utilizando-se de questionário foram entrevistados 5 profissionais que trabalham, da unidade básica da secretária municipal de saúde do município de Boa Ventura de São Roque-Pr. Onde o presente trabalho teve como objetivo verificar a visão dos profissionais de saúde sobre os acidentes de trabalho, ocorridos no município de Boa Ventura de São Roque. Métodos: O questionário foi aplicado à duas técnicas de enfermagem que atuam na linha de frente ao atendimento a emergência, uma enfermeira, um enfermeiro chefe da vigilância epidemiológica e a um técnico da vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador. Considerações finais: O presente trabalho verificou que a grande maioria dos acidentes são os do tipo leve, com maior incidência de acidentes tipo cortes, fraturas e quedas de altura, sofridas por agricultores, profissionais autônomos e empregados sem registro em carteira, onde existe uma grande divergência entre a quantidade de acidentes ocorridos e aos sistemas oficiais.

  1. INTRODUÇÃO

O município de Boa Ventura de São Roque fica localizado na região central do estado do Paraná, segundo (IBGE 2020), estima-se que o município possua 6.387 pessoas (2019), com uma densidade demográfica de 10,53 hab/km² (censo 2010). Com grande maioria da população residindo na área rural do município, as principais atividades econômicas do município são a agricultura e da pecuária.

Figura 1 – Localização do município de Boa Ventura de São Roque no estado do Paraná.

[pic 2]

Fonte: (KIKIPEDIA, 2020)

Figura 2 - Registros de acidentes de trabalho no município de Boa Ventura de São Roque-Pr. (2013-2017).

 

[pic 3]

Fonte: DATAPREV, 2020.

Ao Realizar uma pesquisa na base histórica do site DATAPREV conforme a figura 2 observou-se que foram registrados apenas acidentes de trabalho com CAT. Rodrigues et al. (2019) em seu estudo comparou os sistemas de informação do Ministério da Saúde, Secretária de Estado da Segurança Pública, Ministério do Trabalho e Secretária da Previdência Social, e identificou um grande número de subnotificações de acidentes de trabalho fatais no município de Palmas-TO.

Santana et al. (2007), realizou um estudo com 628 trabalhadores que sofreram algum tipo de acidente não fatal entre os anos de 2000 a 2004 na cidade de SALVADOR-BA., concluiu que 54,30% dos trabalhadores eram trabalhadores informais, 49,50% dos acidentados não receberam os primeiros socorros imediatamente e o 71% foram atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os dados oficiais dos acidentes de trabalho tendem a serem sub-notificados, existem ainda hoje um grande número de trabalhadores informais, o sistema SUS encontra-se sobrecarregado, onde muitas vezes acidentes de trabalho leves não estão incluídos nas estatísticas oficiais. Porém, este trabalho visa identificar a percepção dos profissionais de saúde da secretária municipal do município de Boa Ventura de São Roque.

Através de uma análise qualitativa, utilizando-se de questionário foram entrevistados 5 profissionais que trabalham, da unidade básica da secretária municipal de saúde do município de Boa Ventura de São Roque-Pr. Sendo eles: um técnico da vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador,  um enfermeiro chefe da vigilância epidemiológica, uma enfermeira e duas técnicas em enfermagem.

  1. MÉTODOS

Para realização desde trabalho foram entrevistados 5 profissionais da unidade básica de saúde, da secretária municipal de saúde do município de Boa Ventura de São Roque, onde foi aplicado um questionário aos entrevistados. O presente questionário visa verificar com base na experiência de cada profissional, as seguintes questões:

  1. No decorrer do atendimento emergencial, há algum tipo de investigação para identificar (conversa, documentos etc.), se trata-se de um acidente de trabalho ou de um acidente doméstico.
  2. Qual o tipo de acidente de trabalhos que ocorre com maior frequência?
  • Grave, leve ou fatal.
  1. Os tipos de acidentes do trabalho, que ocorrem com maior frequência, sendo eles:
  • Choques elétricos, queda de altura, cortes, esmagamento, fraturas e amputações.
  1. Qual a situação do trabalhador no mercado de trabalho no momento do atendimento?
  • Empregado registrado com carteira assinada.
  • Empregado não registrado.
  • Autônomo (trabalha por conta própria).
  • Servidor público.
  • Aposentado.
  • Desempregado (fazendo bico).
  • Agricultor.
  1. Na sua opinião no momento do acidente qual era a situação do trabalhador e do local de trabalho?
  • Utilizava equipamentos de prevenção individual (EPI) e o local/equipamento detinha proteção coletiva.
  • Utilizava equipamentos de prevenção individual (EPI), porém o local/equipamento não tinha proteção coletiva.
  • Não utilizava equipamentos de prevenção individual (EPI), e o local/equipamento não tinha proteção coletiva.
  1. Após a realização dos primeiros socorros, qual é o procedimento adotado?
  2. Por fim o profissional poderá descrever quais são as maiores causas de acidentes de trabalho atendidas por ele.

Os dados foram compilados visando identificar o perfil dos acidentes de trabalho no município de Boa Ventura de São Roque, com base na experiência dos profissionais de saúde, sendo os entrevistados denominados da seguinte maneira:

  • Servidor 01, enfermeira atuando junto à secretária de saúde a um ano, trabalhando no atendimento realizando o primeiro atendimento ao paciente.
  • Servidor 02 técnico da vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, profissional com mais de cinco anos de trabalhos prestados junto à secretária de saúde, atuando na vigilância sanitária e investigação de acidentes de trabalho.
  • Servidor 03: enfermeiro chefe da vigilância epidemiológica, profissional este com dois anos de trabalhados no município de Boa Ventura, realizando o primeiro atendimento ao paciente.
  • Servidor 04: técnica em enfermagem trabalha na secretária de saúde a mais de 10 anos nos plantões tendo o primeiro contato com o paciente.
  •  Servidor 05: técnica em enfermagem trabalha na secretária de saúde a mais de 8 anos nos plantões tendo o primeiro contato com o paciente.

  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS/DISCUSSÃO

O município de Boa Ventura de São Roque fica situado no centro do estado do Paraná, com sua emancipação politica em 1997, a economia é principalmente agrícola, possui uma população estimada de pouco mais de seis mil habitantes.

No município há apenas uma unidade básica de Saúde, pois é único meio de atendimento à saúde da população Boaventurense, uma vez que não há hospitais no município e também não há médicos fora do sistema de saúde.

A secretária de saúde possui convênios com o SUS, CIS Paraná Centro, CIS Centro Oeste, CIS Paraná Saúde, faz parte da 5º Regional de Saúde do Paraná, possui em seu quadro técnico 76 funcionários, sendo eles profissionais de saúde, administrativos e motoristas. As emergências médicas são encaminhadas para hospitais da região. A secretária de saúde também encaminha e transporta pacientes para consultas médicas, exames e tratamentos clínicos em hospitais e clínicas de todo o Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (402 Kb)   docx (259 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com