TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intoxicação Alimentar

Casos: Intoxicação Alimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

Intoxicação Alimentar

Assunto Ministrado em aula pelo Doutorando em Engenharia Química Marcel Silveira dos Santos

Igor Zapp Neto

Karol Kreuz Rüdiger

Florianópolis

2013

Introdução a Engenharia de Alimentos

Professor Dr. Mara Gabriela Novy Quadri

EQA5105 – Turma - 01215 Introdução a Engenharia de Alimentos

Florianópolis

2013

Introdução

Em geral as pessoas pouco se preocupam com a origem primária dos alimentos, muito menos pelo qual processo industrial e de esterilização foi processado, para que com toda segurança possamos ingeri-lo.

Intoxicação alimentar de uma maneira mais plana, se refere a ao ato de ingerir algum alimento ou liquido contaminado. A intoxicação alimentar em si é causada por certas bactérias, vírus, parasitas ou toxinas. Entre os tipos de intoxicação alimentar estão Botulismo (Clostridium botulinum), Enterite associada à (Campylobacter), Cólera, Enterite associada à (E. coli), Intoxicação por peixe contaminado, Listeria, Staphylococcus aureus, Salmonella e Shigella. Falaremos a respeito de duas dessas intoxicações que foram de mais ênfase na aula e nos vídeos e nos relatos do ministrante.

Botulismo

O botulismo é uma doença rara, mas grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum. A bactéria pode entrar no corpo através de feridas, ou podem viver em alimentos inadequadamente enlatados ou em conserva.

Causas, incidência e fatores de risco

Clostridium botulinum é encontrada no solo e na água bruta em todo o mundo. Ela produz esporos que sobrevivem em alimentos mal conservados ou enlatados, onde produzem a toxina. Quando ingerido, mesmo pequenas quantidades desta toxina pode levar à intoxicação grave. Os alimentos mais comuns contaminados são os vegetais em conservas caseiras, carne de porco e presunto curado, peixe defumado ou cru e mel ou xarope de milho. O Botulismo também pode ocorrer se as bactérias entram feridas abertas e produzem toxinas ali.

O botulismo infantil ocorre quando um bebê come esporos e as bactérias crescem no trato gastrointestinal do bebê. A causa mais comum de botulismo infantil é comer mel ou xarope de milho. Clostridium botulinum pode ser encontrado normalmente nas fezes de algumas crianças.

Sintomas

Os sintomas geralmente aparecem ente 8-36 horas depois de comer alimentos contaminados. Não há nenhuma febre com esta infecção.

Nos adultos, os sintomas podem incluir, cólicas abdominais, dificuldade respiratória que pode levar à insuficiência respiratória levando assim a morte quase que instantânea, dificuldade para engolir e falar, visão dupla, náuseas vômitos, fraqueza com paralisia (igual em ambos os lados do corpo).

Os sintomas em crianças mais frequentes são prisão de ventre, babando, má alimentação e sucção fraca, desconforto respiratório, fraqueza e perda do tônus muscular.

Sinais e exames

O médico irá realizar um exame físico. Pode haver sinais de reflexos profundos ausentes ou diminuída, ausência ou diminuição do reflexo da mordaça, queda da pálpebra, perda da função muscular (sentimento), intestino paralisado, comprometimento da fala, retenção de urina com a incapacidade de urinar. Os testes de sangue podem ser feito para identificar a toxina. Nas análises de fezes também podem ser encomendados. Os testes de laboratório pode ser feito no alimento suspeito para confirmar botulismo.

Tratamento

Você provavelmente vai precisar de medicamentos para combater as bactérias, chamada de antitoxina botulínica. Terá que ficar no hospital se você tiver dificuldade para respirar. Um tubo pode ser inserido através do nariz ou boca para a traqueia para proporcionar uma passagem de ar para o oxigénio. Os pacientes que têm dificuldade para engolir pode ser dada fluidos através de uma veia (por via intravenosa). Um tubo de alimentação pode ser inserido.

Hospitais devem informar as autoridades de saúde do Estado ou os Centros de controle sanitário para controle e a prevenção de pacientes com botulismo, de modo que o alimento contaminado pode ser retirado das lojas.

Prevenções

Evitar o botulismo infantil em amamentação só, se possível. Sempre jogue fora as latas abaulamento ou conservas de odor fétido. A esterilização de alimentos em conservas caseiras por pressão cozinhá-los em 250 graus centígrados por 30 minutos pode reduzir o risco de botulismo, mantenha embrulhado em papel alumínio as batatas cozidas quente ou na geladeira, e não em temperatura ambiente. Algumas pessoas são tratadas com antibióticos, mas nem sempre pode ajudar podendo assim as sequelas se prolongarem problemas no sistema nervoso de até 1 ano.

E. Coli

Diarreia do viajante como é mais conhecida e doença Hambúrguer.

E.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com