TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução aos estudos literarios

Por:   •  10/5/2015  •  Ensaio  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução aos estudos literários

Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários.

        Com a leitura das imagens e dos poemas a baixo, observei a intertextualidade tanto nas gravuras quanto nas poesias, onde relata o mesmo assunto, a busca de um personagem por algo.

        Um dos grandes questionamentos desses textos é sempre o mesmo a busca de Dom Quixote que no caso é o herói pela realidade. Nota-se também que esses textos são repletos pelos devaneios que o personagem comete ao desenrolar da narrativa.

        A intertextualidade  acontece quando os autores querem passar algo para os leitores daí utilizam vários textos para dar subsidio para o que eles estão  falando. Utilizam se da linguagem de sinais, dramatização ou até mesmo  os textos escritos.

        Um texto ou uma imagem nunca é criada do nada, sempre terá um ponto de partida, foi o que aconteceu com as pinturas de Portinari e Picasso onde tem uma ligação bem grande com os poemas de Carlos Drummonde de Andrade e José Luizs Borges e a musica dos Engenheiros do Hawaii.

        Eles fazem essa intertextualidade ligando sempre um texto ao outro e quando também se trata do mesmo personagem. O fato dos textos serem literários não influênciam, pois os personagens conversam entre si mesmo. Portanto intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.

Referências

pt.wikipedia.org/wiki/Intertextualidade

br.answers.yahoo.com › ... › Ajuda para Lição de Casa  - 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com