TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUNÇÕES CELULARES

Seminário: JUNÇÕES CELULARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Seminário  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

JUNÇÕES CELULARES

O que são Junções

Num epitélio, o espaço entre as células vizinhas precisa estar bem selado, impedindo que o fluido extracelular extravase. Também é importante que a união entre essas células suporte tensões sem se romper. Por último, já que as células de um tecido atuam de modo integrado, é importante que haja comunicação e cooperação metabólica entre elas. As junções celulares são áreas especializadas da membrana plasmática que são classificadas em três grupos, de acordo com a função que desempenham: junções ocludentes, junções aderentes ou de ancoragem e junções comunicantes.

Junções oclusivas – é uma faixa contínua em torno da porção apical de certas células epiteliais, que veda, total ou parcialmente, o trânsito de íons e moléculas por entre as células, mantém duas células juntas e nas células epiteliais é a via de que prevenir o escape de proteínas de um domínio de membrana para outro. E formam um cinturão que impede a passagem de substâncias por entre as células.

Tais junções celulares são encontradas em células epiteliais que revestem o intestino e outros órgãos, impedindo a passagem de produtos no espaço entre duas células. Com essa união, o alimento da cavidade intestinal, por exemplo, é obrigado a passar por dentro das células, o que garante o controle dos alimentos que devem ser absorvidos do lúmen intestinal pela membrana celular.

Funções: Permeabilidade seletiva; desempenham papel importante na manutenção das diferenças de concentração de pequenas moléculas nas células epiteliais:

Junções aderentes – é a junção que se liga ao citoesqueleto por meio de filamentos de actina e não por meio de filamentos intemediários.

Com a forma circular ou oval, são muito frequentes nas células musculares cardíacas e encontradas também nos epitélios de revestimento onde, geralmente, circundam a parte apical das células.

Funções: Promove firme adesão entre as células vizinhas e isso é crucial para a manutenção da arquitetura celular;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com