TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joao

Pesquisas Acadêmicas: Joao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  300 Visualizações

AS ORGANIZAÇÕES...

Para Coelho (2004) as organizações existem, pois todos precisamos de bens e serviços para viver e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços. Portanto as organizações existem para atender às necessidades e desejos da sociedade e do mercado.

É importante destacar a diferença entre Organização e Estrutura Organizacional. A primeira é a união de pessoas, idéias, ideologias, e recursos para atingir objetivos. A segunda trata da forma como essa organização será racionalizada, seus métodos e estruturação para agir.

CONCEITOS:

Segundo Cury (2000) a partir da união de conceitos de autores diversos: “[...] a organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”. (CURY, 2000, p. 116).

[...] a organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetados para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas etc.). (MEIRELES, 2003, p. 46).

Os objetivos da Administração Científica podem ser resumidos da seguinte forma:

Eliminar todo desperdício de esforço humano: estudos de tempos e movimentos

Adaptar o operário à tarefa

Treinar os operários para que respondam às exigências dos respectivos trabalhos

Maior especialização de atividades: desenho de cargos e tarefas baseados na divisão do trabalho e na especialização do operário

Estabelecer normas bem detalhadas de atuação no trabalho: padronização, condições de trabalho, supervisão funcional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com