TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laços metálico modelo

Seminário: Laços metálico modelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 3: O modelo de ligações metálicas

Passo 1 (Equipe)

Ler o modelo de ligação metálica, capítulo 4 PLT (p.99-104) e responda as questões abaixo:

- Descreva 5 características dos metais.

R: Temos os cincos seguintes características dos metais, são elas, Condutibilidade (térmica, elétrica), ductibilidade (capacidade de ser transformada em fios), maleabilidade (ser maleável, e ter a capacidade de ser transformado em uma lâmina), elasticidade (ser esticado e voltar ao normal), tenacidade (resistência à tração).

- Explique como ocorre a ligação metálica.

R: Os metais são formados por um grupo de íons cátions mergulhados em um mar de elétrons. A movimentação dos elétrons livres podem notar a condutividade elétrica e térmica característica dos metais. Um exemplo que pode ser dado é um aquecimento de uma barra de metal, promove a agitação entre os átomos que as formam, fazendo com que os elétrons aumentem suas oscilações e a energia se propague aos átomos mais internos. Isso acontece porque os elétrons livres se chocam com os átomos mais rápidos e aceleram os mais lentos, servindo como meio de propagação de calor. Assim a ligação metálica não tem representação eletrônica. Por isso, os metais são representados por seus símbolos.

- Defina o que é uma liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.

R: A liga metálica consiste num sólido ou

líquido metálico formado por mistura de dois ou mais elementos. Devido ao efeito de liga, as características da liga metálica resultante são geralmente melhoradas em relação às características dos metais puros. A seguir as três ligas metálicas usadas em indústrias, o Aço – Composição: ferro e carbono, o Aço inoxidável – Composição: ferro, carbono, níquel e crômio, e a Solda – Composição: chumbo e estanho.

- Passo 2

Leitura do texto: “A obtenção do ferro e a produção do aço”.

Assistir o vídeo: “Funcionamento do alto forno e obtenção do ferro gusa”.

- Passo 3

Texto sobre como é produzido o ferro.

Com o minério que é encontrado na terra e nas rochas se inicia a produção do ferro. Com um dos principais minérios que se chama hematita. E com a hematita existe o ferro, que é uma das várias substâncias que a compõem. Separando o ferro dos demais componentes ele é colocado em fornos de grande calor sendo derretido. Depois de derretido ele é colocado em formas e resfriados até adquirir a sua forma ideal. Até quando esfria e fica na forma normal que vemos no estado sólido.

O calcário é adicionado ao minério de ferro para retirar as impurezas, pois quando aquecido no forno, ele libera cal e gás carbônico. Ainda pode conter impurezas como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros. O nome calcário é empregado para caracterizar um grupo de rochas com mais 50% de carbonatos. A cal é o resultado da

calcinação de rochas calcárias quando aquecidas em fornos a temperaturas superiores a 725ºC. A qualidade comercial de uma cal depende das propriedades químicas do calcário e da qualidade da queima. Têm seu maior emprego na construção civil como aglomerante, dando-se preferência às cales magnesianas ou dolomíticas. Os cales cálcicos destinam-se preferencialmente às indústrias químicas. Segundo pesquisas o gasto em energia vai depender da capacidade calorífica do carvão, que é bastante variável. Um alto-forno, consome uma tonelada de carvão mineral, para cada tonelada de ferro fundido produzida. E com o carvão é empregada tanto como combustível quanto como redutor de óxidos de ferro assim o carvão é um material sólido, poroso, de fácil combustão e capaz de gerar grandes quantidades de calor.

Passo 5

- A partir de quais minérios pode ser extraído o cobre.

R: Do cobre pode ser extraído até mais de dez minérios, mais o principal que pode ser obtido é a calcopirita. Outros nomes relacionados e também encontrados no cobre são os seguintes, a calcosita, a cuprita e a azurita.

- Na opinião do grupo, qual processo é mais fácil para ser executado, extrair ferro ou cobre. Justifique.

R: Na opinião do grupo e depois de ter feito as pesquisas, o grupo acredita que o cobre é mais fácil de extrair que o ferro, pois é menos complexo que o ferro. Além de ser um material com vida útil longa por sua extraordinária resistência à

corrosão. É durável e pode durar por mais de cem anos e sua rapidez em seu manejo. E além de ser muito pobre em metal, segundo pesquisas enquanto um minério de ferro, para ser explorado, deve conter 30% ou 40% do metal, para o cobre é necessário muito menos, ou seja, de 3% a 1% já suficiente para tornar viável sua extração.

- Qual processo é mais poluente: produzir ferro ou cobre?

R: O Ferro esta sendo mais usado com frequência, o porquê quando é produzido o ferro é exigida a queima de carvão mineral, Sua queima emite gases que contribuem para o aquecimento global, pois é auxiliar no derretimento do minério de ferro para a fabricação do aço. Assim com o uso do carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra. O carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais como as siderúrgicas.

Passo 6

- Fazer uma pesquisa sobre os dois principais metais produzidos no Brasil, os nomes dos minérios dos quais são obtidos e a aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com