TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação Em Biossegurança,Definição Ergonomia,Antropometria E Biomecânica E Classificação De Doenças De Notificação Trabalhista Relacionada às Práticas (LER E DORT)

Trabalho Escolar: Legislação Em Biossegurança,Definição Ergonomia,Antropometria E Biomecânica E Classificação De Doenças De Notificação Trabalhista Relacionada às Práticas (LER E DORT). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  4.692 Palavras (19 Páginas)  •  1.321 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

LEGISLAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA, DEFINIÇÃO ERGONOMIA, ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA E CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO TRABALHISTA RELACIONADA ÀS PRÁTICAS (LER E DORT)

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SP

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

LEGISLAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA, DEFINIÇÃO ERGONOMIA, ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA E CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO TRABALHISTA RELACIONADA AS PRÁTICAS (LER E DORT)

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2014

OBJETIVO

Realizar análise do tema evidenciando de forma teórica a importância da ergonomia, conscientizando os profissionais sobre a postura no ambiente de trabalho, prevenindo desta forma LER/DORT e posteriores complicações relacionadas à saúde e rotina profissional diminuindo absenteísmo e afastamentos por longa data. Relacionar a ergonomia à saúde dos trabalhadores e das empresas dando ênfase à prevenção de LER/DORT demonstrando a importância dos conceitos e aplicação da ergonomia na prevenção das lesões ocupacionais e transtornos trabalhistas.

RESUMO

Neste trabalho, proponho a implementação de situações relacionadas ao bem-estar, segurança e produtividade dos indivíduos. Quando questionamos sobre formas de melhorar um determinado trabalho, somos capazes de opinar sobre possíveis problemas e soluções. Apresentaremos a ergonomia, um corpo de conhecimento sobre o trabalho e um conjunto sistemático de procedimentos de análise. Ainda hoje muitas pessoas não sabem o que é ergonomia. Em geral ela é associada a mobiliários ou objetos ditos “ergonômicos” (como mouses, teclados e cadeiras), ou mesmo a doenças do trabalho como a doença ocupacional relacionada ao trabalho (DORT) ou lesão por esforço repetitivo (LER).

Palavras-chaves: Ergonomia, trabalho.

ABSTRACT

Abstract In this work, I propose the implementation of situations related to the well - being, safety and productivity of individuals. When questioned on how to improve a particular job, we are able to comment on possible problems and solutions. Introduce ergonomics, a body of knowledge about the work and a systematic set of procedures for analysis. Even today many people do not know what is ergonomics. It is generally associated with securities or objects called "ergonomic" (such as mice, keyboards and chairs), or even health issues such as work-related occupational disease (MSDs) and repetitive strain injury (RSI).

Key-works: Ergonomics, work-related.

SUMÁRIO

Introdução 07

Legislação em Biossegurança 08

Fundamentação Legal 08

Norma Regulamentadora NR 17 10

Definição de Ergonomia 11

Os Domínios da Ergonomia 11

Ergonomia, Conceito e Abordagens 12

Desenvolvimento da Ergonomia 12

Antropometria e Biomecânica 13

Doenças Relacionadas ao Trabalho – LER e DORT-- -------------------16

Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbio Osteomuscular Relacionados ao Trabalho 16

Diagnostico de Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho 17

Tratamento de Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho 19

Prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho 19

Conclusão 21

Referências Bibliográficas 23

INTRODUÇÃO Ergonomia surgiu no século XVIII quando o homem percebeu a necessidade de facilitar sua vida no trabalho, ou seja, havia uma preocupação em adaptar os objetos utilizados no ambiente de trabalho ao ambiente natural do homem.Neste século as fábricas não tinham nenhuma higiene, eram escuras e com jornada de 16 horas e os funcionários não tinham direito às férias. Em 12 de julho de 1949 na Inglaterra, um grupo de cientistas e pesquisadores interessados em discutir e formalizar a existência de um novo ramo de aplicação interdisciplinar, onde surgiu a Ergonomia no mundo industrializado. No Brasil existe a norma regulamentada NR17 desde 08/06/1978 A Ergonomia está presente hoje em todo o mundo, nas indústrias, bancos, escolas, etc. A LER/ DORT é uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores. É resultado da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação. Frequentemente é causa de incapacidade laboral temporária ou permanente.

LEGISLAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA

Disposta pela Legislação Federal do Brasil – Lei 11.105/2005 (Lei Ordinária) 24/03/2005. Regulamenta os incisos II, IV E V do parágrafo. 1º do Art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados e seus derivados, cria o Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com