TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei do assistente social

Por:   •  24/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8
  • [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

  • [pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

        



1 Introdução

O presente trabalho tem como tema: Ética e Serviço Social: a relevância do Código de Ética para a profissão, o qual possui um estudo sobre o que é ser ético e a relação entre ética e serviço social, o código de ética da profissão e a importância do mesmo para os assistentes sociais.

 Quando falamos em ética, logo pensamos em bons costumes e um indivíduo que seja portador de caráter ou uma série de discernimentos de escolha para estadardizar as condutas em uma família, sociedade ou empresa.

Ética é tudo o que é associado ao comportamento e a postura do ser humano em determinado meio social, é uma parte da filosofia que estuda e orienta o comportamento humano. Desse modo a ética atua como um juíz para qualificar a escolha feita de cada indivíduo em uma determinada sociedade.

Logo nos perguntamos “o que é ser ético?”, ter um comportamento ético está relacionado ao modo exemplar de viver fundamentado em valores morais, a partir disso, ter uma conduta definida como boa, logo, ser antiético é o resultado da falta de ética ou de uma falha de certas normas definidas em um determinado código de ética.

Podemos conceituar a ética como o estudo dos juízos de apreciação os quais são referidos ao comportamento humano propenso de designação do bem e do mal. Desse modo, a ética profissional deve ter direitos sociais democráticos, responsáveis e competentes, logo, a ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e reproduzem imperativos de seu comportamento.

Para o indivíduo possuir ética profissional, deve cumprir todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e por seu grupo de trabalho. Toda profissão tem seu próprio código de ética, o qual varia dependendo das diferentes áreas de atuação, portanto, o código de ética profissional é o conjunto de normas éticas que devem ser cumpridas pelos profissionais no exercício de seu trabalho, as quais representam e fiscalizam o exercício da profissão.

O caráter ético do serviço social se dá de maneira concreta, através da atitude profissional, tal atitude equivale a conhecer para agir de forma prudente, assim sendo responsável pela utilidade de seu conhecimento. A ética faz parte da natureza do Serviço Social, pois é compreendido como uma prática social que progride com referente autonomia de critérios e, portanto, com responsabilidade social. O seguinte trabalho busca problematizar o vínculo entre a ética e o serviço social, a relevância do código de ética para a profissão do Assistente Social, o qual serão descritos ao decorrer do mesmo.

2- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O Serviço Social é uma profissão registrada no fracionamento social do trabalho, situando-se no procedimento de reprodução dos vínculos sociais, é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo que se aplica de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, ou seja, no conjunto das desigualdades que se originam da incompatibilidade entre a socialização da produção e o aponderamento privado dos frutos de trabalho.

Para todas as profissões se torna indispensável o seu código de ética profissional e para o profissional de Serviço Social não é diferente, pois os Assistentes sociais devem exercer a ética profissional, ao ler essa afirmação, logo nos perguntamos: Pode-se o Assistente Social desenvolver o seu trabalho sem seguir os direitos e deveres impostos no código de ética profissional?

Para exercer sua profissão o Assistente Social deve seguir o seu código de ética profissional, pois os mesmos  possuem o código de ética de Serviço Social de 1993 o qual retrata fundamentos e conjuntos de direitos e deveres que o profissional deve seguir para exercer sua profissão de forma ética.

3- OBJETIVO GERAL:

- Expor a relação entre Ética e Serviço Social e a relevância do código de ética para a profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Compreender o significado de Ética.

- Entender a importância de exercer uma conduta ética no âmbito profissional.

- Conhecer os princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social de 1993.

4- JUSTIFICATIVA

Segundo Iamamoto (2008), o trabalho do Assistente Social sob a condição de trabalhador assalariado, segue regulamentos de contrato de trabalho passando por dilemas da alienação e de determinações sociais que afetam a coletividade dos trabalhadores. Na prática, o profissional vende sua força de trabalho o que torna dependente das relações sociais do ambiente em que está introduzido, não obstante, a profissão segue estatutos legais e éticos que orientam a prática profissional.

A conduta ética é de suma importância para o Serviço Social, o Assistente Social possui o Código de ética profissional do Assistente Social, o qual retrata um conjunto de direitos e deveres do mesmo.

O projeto profissional do Serviço Social proveniente das lutas dos movimentos sociais e trabalhistas que pretendiam a democratização da sociedade e do Estado no país. Essas lutas giravam em torno da elaboração e aprovação da Carta Constitucional de 1988 e pela defesa do Estado de Direito, onde o Serviço Social precisou dar respostas aos questionamentos de práticas políticas de diferentes grupos da sociedade civil, tornando necessário o Movimento de Renovação Crítica do Serviço Social, tal movimento tinha como objetivo romper com o conservadorismo determinado pela hegemonia das classes dominantes. Através dessa reiteração do Serviço Social, os Assistentes Sociais asseguraram a legitimidade profissional e fizeram com que a categoria respondesse ás demandas dos usuários, dessa forma rompendo com o tradicionalismo da profissão, pois até 1986, os Códigos de Ética eram baseados na concepção tradicional conservadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com