TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo de algumas das reflexo (reflexos atos) física e visceral

Abstract: O estudo de algumas das reflexo (reflexos atos) física e visceral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Abstract  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

TERESINA, JUNHO DE 2013

INTRODUÇÃO

O sistema nervoso é o que monitora e coordena as atividades dos músculos e a movimentação dos órgãos, constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia as ações em um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio (Wikipedia, 2013).

Qualquer movimento exige a atividade coordenada de muitos músculos, mesmo até uma ação simples. O processo de encadeamento das contrações de músculos independentes, de modo que atuem como um só conjunto, é chamado de coordenação motora. A forma mais elementar de coordenação motora é representada pelo reflexo. Tendo duas características importantes: o local e a intensidade (GUYTON; HALL, 2006).

É importante que se conheça os reflexos observados em condições normais no ser humano quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas do corpo. Se uma resposta normal é obtida, indica que as estruturas do correspondente arco reflexo (receptor, via aferente, centro de integração, neurônio eferente e efetuador) estão intactas. Os atos reflexos podem se mostrar exacerbados, discretos ou ausentes (GUYTON; HALL, 2006). O presente trabalho teve como objetivo estudar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticas e viscerais.

MATERIAL E MÉTODO

“Vide roteiro de trabalhos experimentais” (págs 3 -4).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Reflexos somáticos:

Reflexo Corneal:

Este reflexo é importante para proteger o globo ocular contra a entrada de corpos estranhos.

Reflexo patelar:

Os reflexos tem função protetora, especialmente em atividades como ficar de pé e andar, eles ajudam a contrabalancear quaisquer forças inesperadas. Devido ao seu papel crítico na manutenção da postura ereta os músculos extensores das pernas, quadríceps e músculos da panturrilha tem reflexos extensores mais bem desenvolvidos que os flexores. Essa fisiologia é explorada clinicamente apliacando uma extensão artificial por uma batida no tendão do músculo com um martelo de reflexos (MACHADO, 2002).

O reflexo patelar é um exemplo de reflexo miotático, onde uma repercussão no tendão do quadríceps pelo martelo de borracha desencadeia uma extensão da perna. O reflexo miotático ou reflexo de estiramento tem como particularidade o fato de ser gerado por uma via monossimpática, enquanto todos os outros reflexos motores demandam a participação de mais neurônios.(FARIA et al, 2009).

Esclereática Córnea

Não piscou Piscou

reflexo fotomotor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com