TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciamento Ambiental

Trabalho Universitário: Licenciamento Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.577 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1.Introdução.............................................................................................................3

2.Urbanização..........................................................................................................4

2.1.Consequências da urbanização .......................................................................5

2.2.Riscos e vulnerabilidades no ambito urbano..............................................5-6-7

2.2.1.Impactos ambientais causados pelo homem no meio urbano.......................8

2.2.2. Desertificação e suas causas.......................................................................9

2.2.3 Extinção das espécies ................................................................................10

2.3.Conclusão ......................................................................................................11

2.4.Referências Bibliograficas..............................................................................12

1.Introdução

Atualmente o meio ambiente torna-se foco da preocupação mundial. Ao longo de várias décadas de desenvolvimento industrial desprovido de cuidados com o ambiente, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, o qual condiciona o crescimento econômico, geração de riquezas, e preservação do meio ambiente através do uso racional dos recursos naturais, garantindo as condições de vida adequadas para as gerações futuras As organizações assumem estarem cada vez mais preocupadas em alcançar e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando o impacto de suas atividades, produtos ou serviços no meio ambiente, levando em consideração a política e seus objetivos ambientais. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, no desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular e proteger o meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável. Nesta perspectiva, a cultura ambiental empresarial surge não como uma novidade, mas sim, como uma necessidade. O Meio Ambiente torna-se então, um importante fator para o processo decisório das empresas que proporcionará a garantia de competitividade e sobrevivência no mundo globalizado. A interferência do homem em relação ao meio ambiente, uma vez que quando o mesmo explora ao mesmo e modificado o ambiente causa grandes impactos ambientais, e desenvolve uma série de problema de ordem ambiental, e vive em meio a esse problemas e aos riscos ambientais também, ora causados e provocados pelo mesmo.

Tendo como finalidade a prevenção dos danos ambientais em razão dos processos produtivos e dos produtos colocados no mercado, a empresa parte em busca de sua certificação na Norma ISO 14001, através da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (S.G.A) efetivo.

2. Urbanização

Um processo de agrupamento das caractéristicas rurais de uma localidade ou região, para caractéristicas urbanas, resulta fundamentalmente da transferência de pessoas do meio rural campo para o meio urbano cidade.Assim a idéia de urbanização está intimamente associada à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito a cidade e na substituição das atividades primárias agropecuária por atividades secundárias indústriais e terciárias serviços. Entretanto, por se tratar de um processo, costuma-se conceituar urbanização como sendo o aumento da população urbana em relação à população rural, e nesse sentido só ocorre urbanização quando o percentual de aumento da população urbana é superoir a da população rural: Um mundo urbano, sinal de alerta, mais da metade da população mundial já vive nas cidades, o que aumenta os desafios sociais e ambientais a enfrentar, como pobreza, a fome e o aquecimento global.

Neste inicio de século XXI, a humanidade está cruzando um marco para a qual caminhou por milhares de anos, desde o surgimento das primeiras cidades, ou seja o processo rápido de urbanização, que tem como atração o oferecimento de mais oportunidades de trabalho e estudo, saúde e conforto. Nos países muito pobres a falta de reforma agrária para fixar as familias no campo, à agropecuaria intensiva em grandes propriedades para exportação e mecanização da produção no campo, entre outros fatores, levam o exôdo rural, ou seja uma fuga constante dos moradores em busca de novos meios de vida.

2.1. Consequências da urbanização

As grandes cidades causam problemas sociais e ambientais que devem ser enfrentados com politicas públicas. Usam muita energia, e os veículos agravam o efeito estufa. Nos países mais pobres há sobrecarga da infraestrutura urbana, crescimento da violência, poluição dos rios e águas com esgoto e aumento de doenças. Falta planejamento para um funcionamento adequado, ou seja planejar significa prevernecessidades ou problemas futuros a serem executados antecipadamente, o que será eficaz. Em seis décadas a taxa de urbanização do Brasil subil cerca de 36% para mais de 84% mas crescimento desordenado das cidades compromete a qualidade de vida de quem nelas mora.

2.2.RISCOS E VULNERABILIDADE NO AMBITO URBANO

Os impactos decorrentes dos desastres naturais têm aumentado ultimamente e decorrem, entre outros, da combinação de efeitos relacionados a fatores econômicos, sociais, demográficos, tecnológicos e ideológicos. Os processos de produção que caracterizam a Modernidade, principalmente a agropecuária e a indústria, associados aos processos de urbanização e de metropolização cada vez mais intensos têm potencializado os desastres, as catástrofes, os riscos e as vulnerabilidades.

Toda e qualquer sociedade vive permanentemente à mercê de um oumais riscos, sendo eles inerentes à vida e à evolução de qualquercoletividade humana. Até bem recentemente os eventos naturais extremos representavam os maiores riscos para a sociedade, embora se observe que as populações que vivem no tempo lento, conforme Serres sejam as mais afetadas pelas excepcionalidades da natureza. A urbanização generalizada que marca o presente momento da humanidade – ummundo eminentemente urbano –, ao promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com