TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo

Resenha: Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

O que leva o ser humano a consumir exageradamente sem pensar em si e em quem vai atingir, ou ainda, aonde vai parar toda sobra que foi adquirido?

O lixo é uma das maiores causas de degradação ambiental e, portanto, de grande relevância social. Apresenta uma grave ameaça á vida na terra: pela quantidade que é descartado sem destino correto e pelos seus perigos tóxicos.

No Brasil, 76% do lixo é abandonado a céu aberto em locais impróprios. A produção de lixo aumentou três vezes mais que a população dos últimos trinta anos. Cada pessoa produz cerca de um Kg de lixo por dia e são descartados por dia mais de cento e vinte cinco mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos (COLAVITTI, 2003).

Que por sua vez, irão parar em grandes lixões, que vão contribuir na proliferação de vetores transmissores de doenças, e doenças causadas pela matéria orgânica exposta de forma desordenada que entra em processo de putrefação, formando uma mistura complexa de gases de metâno, dióxido de carbono, sulfídrico, amônia, hidrogênio, mercaptanas, indol e outros ácidos orgânicos voláteis, os quais quando entra em contato com o sistema respiratório de seres humanos, podem causar lesões irreversíveis e levar a morte. Uma outra problemática é a contaminação dos recursos hídricos devido á migração de chorume, líquidos negro resultantes do processo descontrolado de putrefação do lixo (FADINI E FADINI, 2001).

Em outubro de 2006, foi elaborado o Decreto Federal que instituiu a separação de resíduos e recicláveis descartados, ficando responsáveis por tal os órgãos e entidades da administração pública federal, pelo destino dos mesmo ficaria sob responsabilidade as associações e cooperativas dos catadores de lixos.

O crescimento do lixo nos lixões, assim como em outros lugares inadequados gerou a preocupação quanto ao destino adquado dos sólidos, pelas vastas experiências vividas em grandes catastofres ocorridas em todo o Brasil, pelo desleixo indivídual, com a sociedade e com o lugar onde vivemos. Precisamos refletir antes de adquirir uma mercadoria, nos planejar e consumir somente o necessário para nosso consumo.

Separar e destinar o lixo descartado em pontos de coleta para que estes sejam recicládos. E no caso do lixo orgânico, também se faz uma prévia para que este seja aproveitado o máximo e descartado o mínimo, diminuindo o lixo levado pela prefeitura, prevenindo a ida para os grandes lixões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com