TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo

Tese: Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Tese  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A questão do lixo vem sendo apontada pelos ambientalistas como um dos mais graves problemas ambientais urbanos da atualidade. Muitos programas de educação ambiental nas escolas são inseridos para redução lixo, já que, em função da reciclagem, desenvolvem apenas a Coleta Seletiva de Lixo, buscando fazer com que os alunos desenvolvam uma reflexão crítica e abrangente a respeito dos valores culturais da sociedade de consumo.

Dentre os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vive (LEMOS et al.,1999).

Por ser a Educação Ambiental uma atividade formal e informal é que a escola precisa se preocupar em promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade de vida. O reflexo desse trabalho educacional transcende os muros escolares, atingindo circunvizinhanças e, sucessivamente, a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.

DESENVOLVIMENTO

1. Na própria sala aula existe algum incentivo de coleta de lixo.

2. Como vocês tentam mudar as atitudes dos alunos onde possa haver transformações e interações com a sociedade.

3. Existe alguém especifico na separação do lixo.

4. Qual o tipo de acondicionamento do lixo utilizado pela escola.(se é em saco, sacola, latas, tambores...)

5. Componentes do lixo. O que mais sobre sai. (plástico, vidros, latas, papeis,...)

6. Local onde o lixo é depositado para a coleta. (frente a escola, queimado, no cesto de coleta).

7. Existe uma separação do lixo.

8. Qual o significado de coletiva seletiva para a escola.

9. Os alunos tem conhecimento dos problemas gerais causados pelo lixo.

10. Tem algum conceito sobre o lixo. (jogado fora, reciclado)

CONCLUSÃO

Pelo exposto neste trabalho, percebe-se que, para que um programa de educação ambiental aconteça de forma coesa é necessário que o maior número de segmentos da sociedade participe como um todo, em favor de objetivos em comum, cada um com suas possibilidades próprias de auxílio à proposta, sendo de suma importância à participação efetiva de todos os integrantes da instituição de ensino.

Pouco se faz, assim, professores, alunos e comunidades escolares devem engajar-se nos esforços do desenvolvimento de ações em educação ambiental, no desejo de contagiar, envolvendo a todos, para uma boa produção, um bom resultado, promovendo discussões e construção de conceitos de forma coletiva, visto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com