TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Localização Do Tálamo

Monografias: Localização Do Tálamo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  258 Visualizações

O talamo tem cerca de 3cm e compõe a maior parte do diencéfalo, estando acima do sulco hipotalâmico. Ele faz parte do sistema límbico e tem dois ovóides compostos de tecido nervoso, esses ovóides constituem-se de um tubérculo anterior, com extremidades anteriores em formato de ponta e uma pulvinar, que é outra ponta posterior grande. Esses ovóides unem-se pela aderência intertalâmica, sua medial relaciona-se com o III ventrículo, sua lateral com a cápsula interna, sua parte superior com a fissura cerebral transversa e com os ventrículos laterais, além disso, a parte inferior relaciona-se com o hipotálamo e subtálamo

Ele fica localizado á cima do mesencéfalo, e entre o hipotalamo, a comissura anterior, os corpos mamilares, a pineal e o forame de Morno.

O tálamo está marcado com os números 1 e 5, e o hipotálamo com o número 2. O número 3 é o mesencéfalo, o 4 a ponte, o 6 a comissura anterior (leia mais sobre ela aqui), o 7 o quiasma óptico, ou seja, o local onde os nervos ópticos se cruzam, o 8 os corpos mamilares (leia mais sobre eles aqui e aqui). O número 9 corresponde à pineal, uma glândula que secreta o hormônio do sono, a melatonina. O número 10 corresponde a núcleos que controlam o olhar vertical e parte da audição, os colículos superior e inferior. O número 11 diz respeito a outra comissura, a lâmina terminalis, e o 12 à comunicação entre os ventrículos, o forame de Monro (leia mais sobre os ventrículos aqui).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com