TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LOCALIZA

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS

MESTRADO EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

Simone Moreira Soares

TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

EMPRESA LOCALIZA RENT A CAR

Professor: Marco Tulio Zanini

Rio de Janeiro

Junho | 2018

Sumário

1.        ANÁLISE DO CONTEXTO        4

1.1.        Conceito ambiente formal e informal        4

1.2.        Apresentação da empresa Localiza        4

2.        MODELO DE GESTÃO        7

2.1        Modelo e Gestão da Localiza        7

2.2        Estratégia e posicionamento da organização        8

2.2.1.        Expansão orgânica para tirar proveito do potencial de mercado.        8

2.2.2.        Expansão geográfica por meio da expansão da rede de agências.        9

2.2.3.        Manutenção de uma sólida estrutura de capital e uma política conservadora de administração de caixa.        9

2.3        Filosofia da Administração, Visão, Missão e Valores        9

2.4        Fatores Críticos do Modelo de Liderança e gestão de pessoas        12

2.5        Cultura Organizacional        14

3.        CONCLUSÃO        14

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        16


  1. ANÁLISE DO CONTEXTO

  1. Conceito ambiente formal e informal

Quando falamos em ambiente formal, falamos no conjunto de normas e regras que conduzem o andamento de todos os processos da empresa. O ambiente formal é pautado pela lógica e racionalidade e engloba fatores importantes dentro da empresa, como: código de ética do ramo de trabalho; organização hierárquica; normas de conduta da empresa; políticas de gestão e plano de cargos e salários. É através deste tipo de ambiente que a empresa define seus valores, sua missão e sua visão.

O ambiente informal está ligado a questões de ordem social, ideias e costumes que os membros da empresa levam consigo e compartilham no ambiente de trabalho. Este ambiente engloba as relações pessoais pautadas pela afinidade, o cooperativismo espontâneo e as relações pautadas pelo status.

O que é possível perceber é que apesar destes termos serem contrários estes dois modelos de ambiente são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos e atividades dentro das empresas. Afinal, cada uma delas atua em áreas importantes e que contribuem positivamente com a gestão das empresas.

Assim, após conceituarmos o ambiente institucional nessa perspectiva (formal e informal), podemos dizer de forma reduzida que o no ambiente institucional formal se inserem o sistema legal e político e o informal difunde a cultura de um povo, suas tecnologias, práticas e costumes.

  1. Apresentação da empresa Localiza

A empresa Localiza tem como atividade principal o aluguel de carros; fundada em 1973 em Belo Horizonte.  O grupo nasceu com seis Fuscas usados, comprados a crédito em financeiras diferentes.  Para alavancar o negócio, os sócios chegaram a lavar carros, consertar defeitos, trabalhar como motorista e até dormir no sofá do escritório, para oferecer o serviço 24 horas.  Hoje a empresa é um fenômeno que não para de crescer.

[pic 1]

Fonte: Relatório de Investidor – maio 2018

https://ri.localiza.com/ListaAgenda.aspx?idCanal=bvk6+8o8wv0p4/+HdQLcmw==

A Localiza conta com uma frota de 198 mil carros sendo considerada uma das maiores locadoras de carros do país. Além do aluguel de carros, oferece também serviços de Franchising, Gestão de Frotas e venda de Seminovos. A empresa possui atualmente 577 agências dentro e fora de aeroportos para aluguel de carros.  O Grupo Localiza atua em diversos países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.  

No final da década de 70, a Companhia iniciou sua expansão, abrindo sua primeira filial em Vitória e pouco tempo depois, estava presente no Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz e Fortaleza.  Ao contrário da concorrência, que optava por concentrar suas atividades nas regiões sul e sudeste do País, a Companhia decidiu expandir-se pela região nordeste e, em menos de 3 anos, estava presente na maioria das capitais do nordeste.

No inicio da década de 80 a Companhia assumiu a liderança no mercado de aluguel de carros sendo a empresa e locação com o maior número de agências no Brasil.  Em 1983, iniciou suas atividades de franchising no Brasil, com o licenciamento das 6 primeiras franqueadas, através de sua controlada Localiza Franchising.  Esta foi a forma encontrada para expandir sua rede.  

No início dos anos 90, a Companhia expandiu sua franquia no exterior, abrindo agências na Argentina.  Também neste ano criou a Seminovos Localiza, vendendo ao consumidor seus caros utilizados na locação para poder renovar sua frota.

Em 1997, buscando melhorar seu potencial de acesso aos mercados de capitais internacionais, os sócios fundadores venderam 33,33% da Companhia para o DLJ Merchant Banking, gestor de fundos de investimentos estrangeiros.   Com o objetivo de operar o negócio de aluguel de frotas de forma independente, nesse mesmo ano a Companhia constituiu sua controlada Total Fleet responsável por contratos de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (418.3 Kb)   docx (976.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com