TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇOES POPULARES

Por:   •  3/4/2015  •  Artigo  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO AO[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

 

MARINA MARTINS RIBEIRO COSTA

Produção Textual – Individual

[pic 2]

Ribeirão das Neves

2014

MARINA MARTINS RIBEIRO COSTA

MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Recursos Humanos  da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção Textual -  Individual-Manifestaçoes Populares no Brasil – 1º Semestre

Professores:          Gleiton lima,

                             Giane Albiazzetti,

                        Rosane Malvezzi,

                                    Rodrigo Trigueiro.

        

        

                

Ribeirão das Neves

2014

Introdução

O ano de 2013 no Brasil foi marcados por fortes manifestações em centenas de cidades brasileiras, que teve início a partir do aumento de passagem de ônibus em São Paulo em junho de 2013.Isso foi a gota d`agua para levar as pessoas a demonstrar a insatisfação com os serviços públicos oferecidos a população.

Na comunidade contemporânea existem mais recursos para si protestar como as redes sociais e celulares inclusive de 2013.Muitas pessoas foram presas e respondem processos, mas infelizmente isso tem que acontecer para que faça justiça neste pais de corrupção. Os manifestantes acham um absurdo os gastos com a copa e os jogos olímpicos de 2016, e deixam a desejar na saúde e educação.

Impacto das manifestações no Brasil

As manifestações simbolizam, as mudanças que a população exige dos governos na área da saúde transporte público, educação e saneamento básico onde verba nossa constituição brasileira.

“São direitos de participação popular no Poder do Estado, queresguardam a vontade manifestada individualmente por cada eleitor sendo que a sua diferença essencial para os Direitos Individuais é que, para estes últimos, não se exige nenhum tipo de qualificação em razão da idade e nacionalidade para o seu exercício, enquanto que para os Direitos Políticos, determina a Constituição requisitos que o indivíduo deve preencher"

A população está cansada de falsas promessas de políticos.

Relembrando antigas manifestações como a que ocorreu em 1984 movimento diretas já onde há mobilização popular manifestou a sua vontade em eleger uma presidente no Brasil que foi Tancredo Neves.

A manifestação dos diretas já começou em 1983 com poucas pessoas e foi aumentando para aproximadamente 300.000 pessoas como trabalhadores, políticos, artistas, e claro estudantes com um objetivo eleger o presidente da república após 20 anos de ditadura militar Tancredo Neves foi eleito pela primeira vez indiretamente, ante da posse morreu e seu visse Jose Sarnei assumiu nosso pais.

O movimento dos caras-pintadas os estudantes foram para as ruas com rostos pintados em uma só voz clamando por impeachment do então vpresidente Fernando Collor de Melo com bandeiras destacando a frase “fora Collor “contra a corrupção e o projeto de neoliberalismo.

As manifestações ocorridas em 2013 foi devido o aumento de passagem de ônibus da cidade de São Paulo, então a população revolta saiu as ruas em grande massa.

Na publicação de Luiz Fernando Toledo na página do estadão sobre o debate promovido pelo curso estado de jornalismo dia 13 de Dezembro de 2013 no Rio de Janeiro. O convidado para representar a Passeata dos Cem Mil, contra a ditadura militar, foi Vladimir Palmeira, de 69 anos então presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes) em 1968. Integrante da gestão da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1992, Carlos Henrique de Carvalho, de 44, falou sobre a organização do movimento dos caras-pintadas, que atuou no impeachment de Fernando Collor de Mello. Embora não se considere uma liderança central das manifestações de 2013, Andressa Vieira, de 23, deu voz ao Movimento Passe Livre (MPL), estopim dos protestos deste ano.

Um dos questionamentos levantados foi: ” Como mobilizar os cidadãos pela mudança?  E de que Ficou a impressão de que só se vai às ruas em situações extremas”. 

Palmeira afirmou que: Não tem ciência. Você tenta, faz, mobiliza, mas não é exato. Os movimentos dependem das pessoas. Elas vão para as ruas, mas não se sabe quando. O Brasil não tinha movimento de massa. O Chile, que é um país conservador, levou quase 1 milhão de pessoas nas ruas. Agora, os jovens estão conseguindo até se eleger. De repente, as manifestações explodiram por aqui. Não tem como prever. A própria massa precisa achar seu caminho e isso demora. 

 Para Carvalho: O caminho para as pessoas irem para a rua é procurar um movimento social organizado. A maior escola que existe é o movimento estudantil. Quem entra nele não sai. A convivência democrática da disputa política no grêmio é marcante. As pessoas precisam procurar se organizar no local em que estiverem – onde moram, no trabalho, no estudo.

Já quanto perguntado Por que as grandes manifestações ocorreram neste momento de 2013? E por que as pessoas se desmobilizaram tão rapidamente? Era só pelos 20 centavos?

Andressa Vieira respondeu: Era pelos 20 centavos, sim. Fomos às ruas com uma pauta clara. Corrupção é algo muito vago. O que se quer dizer com isso? Se fosse uma pauta mais clara, talvez tivesse continuado. Por enquanto, foi isso. Não sabemos porque tudo ocorreu em 2013. Foi um trabalho de anos para amadurecer uma luta e uma consciência. 

Quando indagaram aos três convidados sobre: Qual é o rumo das manifestações deste ano? Vão influir nas eleições de 2014? 

Andressa: Esperamos que em 2014 algumas cidades já alcancem a tarifa zero no transporte público. O próximo ano era para ser o sonho dos empresários, com a Copa e a previsão de mais megaeventos. Pode ser que a mobilização atrapalhe um pouco esse cenário. Pelo menos é isso que espero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com