TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO

MÓDULO B – FASE I – ANO 2016

CURITIBA – PR

2016

Portfólio Serviço Social EaD .

Prezado Aluno e Aluna do Curso de Serviço Social

Este documento pretende apresentar a você orientações básicas e gerais para elaboração de tarefas complementares a serem cumpridas durante sua formação acadêmica, neste momento específico, a organização do PORTFÓLIO.

Organizamos a apresentação deste manual de orientação em duas partes:

PARTE 1 – Orientações gerais sobre o conceito e objetivo de um portfólio, além das orientações específicas à realização desta atividade.

PARTE 2 – Orientações gerais sobre formatação, prazo de entrega e critérios de avaliação.

PARTE 1

ORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO

MODULO 1 – B - 2016 – FASE I

O que é o Portfólio?

O Portfólio, de maneira geral é um “trabalho”, uma atividade/produção acadêmica, realizada pelo aluno, organizado a partir das disciplinas ofertadas em vigência, unificadas pelos Módulos/ Fases, fundamentado nos assuntos específicos e transversais das mesmas. Tem como eixo norteador os materiais disponibilizados pelos professores, as vídeo-aulas, as aulas interativas, livros base ou da referência complementar, e outros materiais acadêmicos com conteúdo significativos indicados pelo professor ou tutor.

O Portfólio integra o processo de avaliação do aprendizado do aluno, cabendo 10% da nota final a qual por sua vez, incorporará nas demais notas que compõe a nota final. O Portfólio deve ser postado no AVA, link TRABALHOS localizado ao lado esquerdo da página, de acordo com o calendário definido para a atividade.

Encerrando o prazo das postagens e o aluno não tendo postado a atividade a nota será zerada.

Qual é o Objetivo do Portfólio?

O objetivo deste trabalho é oportunizar ao aluno desenvolver a habilidade de analisar e avaliar situações históricas, teóricas e metodológicas da formação e prática profissional estimulando, da mesma forma, habilidades de pesquisa, leitura, escrita e proposições interventivas frente o conteúdo estudado.

A produção pretende ainda, desenvolver no aluno, seu desempenho na vida acadêmica levando-o ao entendimento de sua responsabilidade na construção do conhecimento científico, de sua própria produção. Por meio do Portfólio, o aluno terá mais uma oportunidade de refletir

sobre seu processo de aprendizagem, as áreas de competência de sua formação acadêmica e as possibilidades na profissão pretendida.

Tendo em vista os objetivos acima mencionados, o que se buscará com a realização deste portfólio será a integração e transversalidade de tema comum às disciplinas ofertadas neste momento para vocês: Economia Política Aplicada e Estado e Política Social.  Veja abaixo a orientação à referida atividade.

ELABORANDO A ATIVIDADE

Este trabalho deverá ser realizado individualmente.

Orientações: Você consegue perceber um tema que seja comum às disciplinas de Economia Política Aplicada e Estado e Política Social? Um tema que seja transversal e importante às duas disciplinas, que fundamente algumas explicações e possa ajudar na compreensão da realidade?

Você acertou se pensou no Estado. O Estado, trabalhado sob diferentes perspectivas, constitui elemento relevante na compreensão da construção do mundo, de opções e teorias políticas, bem como, da organização e configuração de uma sociedade. Sendo assim, neste trabalho você deverá:

Construir um texto, de 02 a 04 páginas, no qual você trabalhe o conceito de Estado para, na sequência, explicar brevemente do que trata o intitulado Welfare State, ou seja: Estado de Bem - Estar Social.

 Este trabalho deve ser realizado com base em dois autores de referência. Um deles, obrigatoriamente, deve ser o autor do livro base da disciplina:

QUEIROZ, Roosevelt Brasil de. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012. (disponível no sistema virtual único).

EXEMPLO PARA CONSTRUÇÃO DO TEXTO DO TRABALHO: (Este texto é apenas uma sugestão de construção e elaboração de texto; cada aluno deve escrever a sua maneira, dentro do rigor científico exigido).

[pic 1]

Para a pesquisa e construção deste trabalho, você pode utilizar como referências:

QUEIROZ, Roosevelt Brasil de. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012. (disponível no sistema virtual único). Referência OBRIGATÓRIA.

SINGER, Paul. Para Além do Neoliberalismo: a saga do capitalismo contemporâneo. Link: http://docplayer.com.br/11926584-Para-alem-do-neoliberalismo-a-saga-do-capitalismo-contemporaneo.html

ANDERSEN, Gota Esping. O futuro do Welfare State na nova ordem mundial. Link: http://www.scielo.br/pdf/ln/n35/a04n35.pdf

Material disponível na rota de aprendizagem das disciplinas Economia Política Aplicada e Estado e Política Social.

Livros sobre Teoria do Estado e Direito Constitucional disponíveis na Biblioteca Virtual da Instituição.

Demais referências que julgar interessantes.

PARTE 2

FORMATAÇÃO/APRESENTAÇÃO DO PORTFÓLIO, PRAZOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.

Quanto a sua formatação, deverá ser apresentado, minimante, da seguinte forma, sempre seguindo as normas da ABNT, da instituição de ensino e dentro do livro base da disciplina:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com