TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS ATÔMICOS

Trabalho Escolar: MODELOS ATÔMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

Há muito tempo a constituição da matéria vem dispertando a curiosidade do ser humano o que resultou na descoberta do fogo e ao decorrer dos tempos de várias outras substâncias. A partir então dessa curiosidade do saber, algumas pessoas se dedicaram em se aprofundar para entender melhor os tais fatos intrigantes.

Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo asseguravam que a matéria não era contínua, e sim constituída por minúsculas partículas indivisíveis, às quais deram o nome de átomos. Platão e Aristóteles, filósofos muito influentes na época, recusaram tal proposta e defendiam a ideia de matéria contínua.

Esse conceito de Aristóteles permaneceu até a Renascença, quando por volta de 1650 d.C. o conceito de átomo foi novamente proposto por Pierre Cassendi, filósofo francês.Por volta de 400 a.C., surgiram os primeiros conceitos teóricos da Química.

Modelos Atômicos:

1. Modelo Atômico de Dalton:

O modelo de Dalton surgiu mais de 2 mil anos depois de Aristóteles. Foi o primeiro modelo baseado em resultados experimentais.

Dalton foi um dos primeiros cientistas a explicar como as substâncias se combinan entre si, mostrando que as proporções entre os elementos é constante. Um de seus grandes trabalhos constituiu em provar que a água era composta de dois elementos diferentes, o hidrogênio e o oxigênio, e não de um único elemento como proponha Aristóteles.

Dalton imaginou, assim como Leucipo e Demócrito, que haveria um poonto em que a matéria não poderia mais ser dividida, e que esse ponto indivisível constituiria o átomo.

2. Modelo Atômico de Thomson:

O modelo proposto por Dalton propunha que os átomos se combinavam entre si a fim de formar diferentes compostos, porém não era suficiente para explicar novas descobertas, como as efetuadas por Thomson.

Em seu trabalho de pesquisa, Thomson estudou raios catódicos, que basicamente são constituidos de elétons, ele observou que os elétrons eram atraidos por uma placa de carga positiva e, por esse motivo, determinou que esse raio era constituidos de particulas negativas.

Para explicar a presença de cargas negativas naturais da matéria Thomson propos que deveriam existir, tmbém , cargas positivas, e que as duas deveriam constituir a matéria.

O foco de Thomson era os elétrons, por isso ele não se preocupou em definir as partuculas positivas, apenas associou que as duas partuculas deveriam compor o conceito de átomo proposto por Dalton, ainda vigente na época.

3. Modelo Atômico de Rutherford:

Os trabalhos iniciais dele não buscavam elucidar a estrutura do átomo. Ele estava estudando um fenomeno conhecido como radiotividade. Observando as particula emitidas durante um processo radiotivo , o cientista montou um experimento, o experimento que foi conduzido pelos alunos do cientista consistia em irradiar uma lâmina de ouro com particulas não visiveis de carga positiva, chamada de alfa.

A placa coberta de matéria fluorescente foi usada para indicar os pontos que eram atingidos pela radiação, pois uma particula alfa, ao incidir no anteparo, promove o surgimento de um ponto luminoso.

O previsto por Rutherford era que as particulas acertassem os atomos e ricocheteassem de volta.

Essa experiência intrigou muito ele, pois se o átomo fosse maciço como propunham os modelos anteriores, as particulas alfa não poderiam atravessar a lâmina de ouro. A então solução foi estabelecer um novo modelo atômico, baseado em suas conclusões.

Ele concluiu que, devido ao fato de a maior parte das particulas alfa atravessar a lâmina de ouro, a maior parte do átomo é vazia, ou seja, que o átomo é descontínuo.

Como uma pequena parte das particulas alfa não conseguem atravessar a lâmina de ouro, ele concluiu que havia uma parte do átomo maciça, a qual ele chamou de núcleo , onde estariam as cargas positivas, denominadas prótons. Ele chegou a essa conclusão porque uma pequena quantidade de partículas que atravessava a lâmina de ouro sofria um pequeno desvio devido a repulsão com o núcleo.

Os eletrons estariam na parte “vazia”, a qual chamou de atmosfera.

5. Modelo Atômico Rutherford-Bohr:

O modelo proposto por Rutherford foi aperfeiçoado por Bohr.

Na eletrosfera, os elétrons descrevem sempre órbitas circulares aoredor do núcleo, chamadas de camadas ou níveis de energia.

Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com