TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA

Por:   •  20/5/2016  •  Monografia  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

1. INTRODUÇÃO

A nossa realidade atual é marcada por uma crescente onda de violência entre os nossos jovens. Cada dia mais cedo podemos perceber em nosso cotidiano uma grande quantidade de jovens envolvidos em bandos violentos e agressivos. A revolta e rispidez é uma marca dos adolescentes atuais. A escola é o espaço que mais conseguimos visualizar este cenário, visto que é na escola que se encontram a maioria de nossos jovens de forma diária e em grupos. Não é mais motivos de admiração virmos nas redes sociais vídeos de jovens agredindo e sendo agredidos, na maioria das vezes por motivos extremamente banais. As tecnologias da informação e comunicação facilitam de forma estrondosa a disseminação deste tipo de comportamento.

São diversos os motivos que influenciam os nossos jovens a desenvolverem este espírito agressivo e violento. Sabemos que a formação da personalidade e comportamento tem início no seio familiar e nas convivências que o indivíduo possui desde a infância. Sendo assim, é inerente a esta pesquisa buscar nas famílias o apoio necessária para reduzir os níveis de violência entre os nossos adolescentes.

Este trabalho visa discutir a problemática da violência entre adolescentes tão presente e marcante nos dias atuais. Para isso o primeiro capítulo tem por objetivo compreender a violência na escola, bem como suas possíveis causas e consequências. Delimitamos o espaço escolar como ambiente de estudo, pois, como mencionado anteriormente, a escola é um espaço que se evidencia este tipo de comportamento, visto que é na escola que se encontram a maioria de nossos jovens. Por estarem presentes neste espaço de forma diária, crianças e jovens vivem diversos tipos de experiências, desde alegrias a angústias, tornando propício o despertar de sentimentos e instintos. O contato com outros jovens da mesma faixa etária e com comportamentos e atitudes diversas, cria um clima de insegurança e a necessidade de ser aceito e respeitado.

Em vistas disso, diversas situações no cotidiano escolar pode levar a desentendimentos por motivos triviais, culminando em atos de violência e agressão. Por este motivo, precisamos analisar quais as principais causa que levam nossos jovens a desenvolverem este tipo de comportamento como algo natural, bem como discutir as consequências deste tipo de ato para o seu desenvolvimento integral.

2. DELIMITAÇÃO E PROBLEMA

Violência é todo ato capaz de causar constrangimento físico ou moral em um indivíduo (FERREIRA, 1999). Portanto, podemos discernir que a violência tem como consequências marcas físicas e emocionais, prejudicando o desenvolvimento integral do ser, sua aprendizagem, relações sociais e causando sérios impactos futuros na família e na sociedade, ou seja, causam danos ao desenvolvimento biopsicossocial da criança. Os danos físicos são mais fáceis de serem identificados e visualizados, os danos emocionais, entretanto, são mais difíceis de serem percebidos e, muitas vezes, demoram a dar sinais, entretanto tem forte impacto sobre o indivíduo. Salienta-se que quando nos referimos a violência, entretanto, não estamos nos direcionando apenas a agressão física, pois esta é o ápice da violência, podendo ser considerada a última alternativa.

A violência é um fenômeno social que preocupa a sociedade e os governos na esfera pública e privada. Seu conceito está em constante mutação visto que não é fácil defini-lo. Em sentido estrito refere-se à violência física como a intervenção de um indivíduo ou grupo contra a integridade de outro(s) individuo(s) ou grupo(s) e também contra si mesmo. Tal definição abarca desde os suicídios, espaçamentos de vários tipos, roubos, assaltos e homicídios até a violência no transito (camuflada sobre o nome de “acidentes”) e todas as diversas formas de agressão sexual. Já a violência simbólica refere-se a formas de violências verbais, simbólicas (abuso do poder baseado no consentimento que se estabelece e se impõe mediante o uso de símbolos de autoridade) e institucional (marginalização, discriminação e práticas de assujeitamento utilizadas por instituições diversas que instrumentalizam estratégias de poder) (ABRAMOVAY, 2004, p. 01).

         Na instituição escolar podemos observar tanto a violência física, como a simbólica e institucional em suas diversas representações. Vale ressaltar que a escola como um local próprio para o ensino formal não ensina apenas quando se ministra os conteúdos em sala de aula. As experiências e convivências cotidianas somam ao rol das aprendizagens dos alunos. Assim sendo, quando a escola assume alguma forma de violência, seja ela verbal, de abuso de poder ou discriminação, ela está nas entrelinhas, praticando e ensinando a violência.

         Entendemos que a realidade atual é distinta, e que as últimas décadas apresentam um crescimento assustador de comportamentos agressivos, estresse e violência. Casos de violência estão relacionados, em sua maioria como uma das expressões da desigualdade social, mais perceptível em nossa sociedade.

3. OBJETIVOS

Geral:

Entendermos que a realidade atual tanto a violência física, quanto  a simbólica e institucional em suas diversas reprsentações.

Específicos:

Realizar debates sobre a conscientização e  ressaltar que a escola como um local próprio para o ensino formal não ensina apenas quando se ministra os conteúdos em sala de aula.

  • . Casos de violência estão relacionados, em sua maioria como uma das expressões da desigualdade social, mais perceptível em nossa sociedade..

4. JUSTIFICATIVA

         

Mas para que se atinja o objetivo é necessário trazer a família para perto da escola na busca de uma relação de respeito e uma aliança duradoura. No entanto, quando nos aproximarmos da família não temos a intenção de responsabiliza-los ou constrange-los pelo comportamento do seus filhos. Os pais precisam perceber que a escola se preocupa com o bem estar da criança e que deseja reverter o quadro de desvios de comportamento, mas que para isso precisa do apoio de comprometimento da família. Valorizando o apoio da família, a escola deve então orientar os pais de forma cautelosa, a como auxiliar o desenvolvimento de seus filho, mostrando que as ações de agressividade e violência podem estar ligadas a diversos fatores. A medida que a família perceber qual o motivo das atitudes de seu filho ficará mais fácil focar a solução para o problema, trabalhando com a necessidade individual, pois um modelo e técnica que funciona em uma pessoa, não necessariamente terá o mesmo resultado em outra. Assim sendo, é preciso utilizar de sensibilidade e perspicácia para lidar com as situações variadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (975.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com