TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM BUSCA DA REESTRUTURAÇÃO FAMILIAR

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.141 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ANA LÚCIA DOS SANTOS MOREIRA

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INTRDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM BUSCA DA REESTRUTURAÇÕA FAMILIAR.

[pic 3]

Jequié - Ba

            2014[pic 4]

ANA LÚCIA DOS SANTOS MOREIRA

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

MULHAR NO MERCADO DE TRABALHO EM BUSCA DA REESTRUTURAÇÃO FAMILIAR.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos, Sociologia,  Ciência Política e Filosofia, como requisito avaliativo para o primeiro semestre.

Prof.: Rosane, Sérgio, Wilson e Adir.

[pic 5]

Jequié - Ba

2014

        

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO         05

2        DESENVOLVIMENTO        06

3        CONCLUSÃO        10

4        REFERÊNCIAS BLIBLIOGRÁFICAS        11

[pic 6][pic 7][pic 8]


“Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc...”

(IAMAMOTO 1998, p.28)


1       INTRODUÇÃO

          Este trabalho da atividade de produção textual individual tem como objetivo discorrer criticamente sobre as famílias e o mercado de trabalho, as politicas de emprego e o empobrecimento da sociedade, e criticar os avanços e as decadências ocorridas no meio das famílias.

          O aumento na taxa de desemprego trouxe graveis consequências e mudanças para a sociedade, e atinge as famílias ate os dias atuais. A falta da expansão das oportunidades de trabalho no passado e agora em tempos presentes, fez com que novos arranjos fossem estabelecidos a fim de permitir a inserção da família no mercado de trabalho, e assim podendo garantir a manutenção e o sustento do lar. Com essa desestruturação surgem às novas configurações familiares.  Anteriormente o homem era o principal mantenedor, com a renda familiar comprometida ou deteriorada a queda na oferta de emprego para homem ele perde esse domínio. Mesmo com aumento de vagas para a classe feminina no mercado, a família ainda continua passando situação difícil. A escassez de politica de emprego tem colaborado para o desajuste e criado problema no âmbito familiar.

          Não qualificado para o mercado de trabalho seguem outros cursos da vida, muitas dessas famílias vão morar na rua por não poder manter suas casas em outros casos os filhos passam a viverem como meninos de rua por causa da pobreza familiar.

  5

2       DESENVOLVIMENTO

         

         

          Quando surgiu o relacionamento entre homem e mulher na origem da humanidade, as mulheres já nasciam cresciam com o entendimento que deveria casar e satisfazer o homem. Os filhos eram educados dentro dos princípios e da cultura e tradição da família, além disso, as filhas recebiam os ensinamentos dos pais para ser uma mulher amável boa esposa e mãe. Nas escolas, as aulas ministravam baseado nos ensinos voltados para casamento à procriação, e como as mulheres desenvolverem suas atividades domestica que era a atividade que competia à mulher. Nessa época, a família era formada através do chamado casamento arranjada, à família deveria obedecer à ordem do pai, pois tinha autoridade. Os pais assentavam para tratar a respeito do acumulo e preservação dos bens e a partilha de herança.

          Mais tarde todas essas tradições são quebradas, e nasce o casamento de vinculo afetivo e amoroso em que duas pessoas de sexo oposto, são atraídas pelo amor que entrelaça um casal e forma família baseado nos princípios do matrimonio, uma amizade de um relacionamento com um amor verdadeiro e desejado que só a morte pode separar. Quando acontece deferente da lei padrão do casamento, abre precedentes para o grande numero de separações e divórcios e formação de novas famílias, é o que acontece na sociedade atual. Já que muitos consideram o casamento uma instituição falida e banal deixa claro que têm vivido relacionamento conturbador.  Fazendo menção a mulher, não é mais obrigada a entrar em um casamento indesejado, todos têm a liberdade de escolha se quer viver a dois ou não, e o poder de decisão deu a mulher a oportunidade de transformar a sua realidade que era procriar educar os filhos e cuidar da casa, para viverem umas novas expectativas de vida, na dificuldade elas encontraram a oportunidade de crescer romper barreiras e fronteiras da burocracia e da desigualdade.    

          A crise marcante do desemprego dos tempos remotos ate os dias atuais, deu à mulher a virtude de alcançar objetivos e conquistas, que em alguma época eram impossíveis. Um novo rumo marcante na historia da sociedade foi à entrada da mulher no mercado de trabalho, promovendo e proporcionando a ajuda no aumento da renda familiar, suprindo a necessidade e ainda e ao mesmo tempo contribuindo com a economia do país.                                          

 6

       

  (Diniz (1999) Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas-MG – www.ufvjm.edu.br/vozes) destaca que trabalhar fora de casa pode contribuir para aumentar a autoestima e o senso de confiança da mulher, contribuindo de forma satisfatória para o desempenho das funções familiares. Por outro lado, as tradições politicas, sociais e culturais têm dificultado à mulher conciliar os encargos sociais e familiares. A falta de tempo para a família e as dificuldades em acompanhar o crescimento dos filhos são vistas pela mulher como perdas. Mesmo olhando os horizontes desta forma elas se destacam nas grandes indústrias prestando serviços com perfeição e qualidade ocupando posições ate mesmo nas construções civil que antes eram ocupados pela figura masculina. Todos esses avanços e conquistas são incentivadores para que elas continuem avançando na sua vida profissional. E um papel desafiador, e é por ele, que as mudanças chegam às famílias causando impacto positivo nas relações hierárquicas dentro da família no que diz respeito à sobrevivência e o relacionamento conjugal.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com