TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro X Microeconômia

Trabalho Escolar: Macro X Microeconômia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Medida macroeconômica é o conjunto de políticas adotadas pelo governo para que aconteça mudanças nos agregados econômicos, como crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda.

A Secretaria-Adjunta de Políticas Macroeconômicas este órgão e responsável por analisar e acompanhar as projeções de variáveis econômicas, constrói cenários macroeconômicos, realiza balanço de riscos e conduz estudos específicos de assuntos de interesse para a política econômica e formado as tomadas de decisão, as quais tomam a forma de relatórios, estudos, pareceres, apresentações e informativos. Dados recentes analisados envolvem atividade econômica, inflação, crédito, emprego e renda, setor externo e economia internacional

O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. Com os modelos e relatórios, o Governo será capaz de avaliação das informações com a utilização de modelos econômicos, analisar as decisão que precisam ser tomadas avaliando os diferentes efeitos que provocam na economia. Da mesma forma, os efeitos de medidas econômicas devem ser constante monitoradas.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

As razões para tais políticas, bem assim como os casos em que tais tipos de intervenção não são desejáveis, devem ser compreendidas pelos alunos a um nível geral e abstracto nos seus fundamentos analíticos baseados na Teoria Microeconómica

Um dos principais desafios que se colocam às modernas sociedades consiste em conseguir um equilíbrio satisfatório entre os interesses privados, o interesse público e as normas sociais. As Políticas Microeconómicas, nas suas diferentes vertentes, têm como objectivo alcançar aquele equilíbrio.. Espera-se, assim, que no final do curso os alunos sejam capazes de reconhecer as situações em que tais tipos de intervenções se justificam, procurando-se ainda complementar a sua formação com vários exemplos práticos de Políticas Microeconómicas, com uma particular ênfase para o caso português.

A microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas ) a nível individual, estabelecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com