TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações populares

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL – VII PERIODO

DIVINA ROSA DE JESUS

GEOVANA REGES DA SILVA

NAIARA DA SILVA SOUZA

TAIS GONÇALVES DA SILVA

PORTIFOLIO DE GRUPO

TEMA: QUESTOES DAS MANIFESTACAOES DE COMUNICACAO POPULAR E COMUNITARIA                                    

[pic 3]

Itapuranga

2016

DIVINA ROSA DE JESUS

GEOVANA REGES DA SILVA

NAIARA DA SILVA SOUZA

TAIS GONÇALVES DA SILVA

PORTIFOLIO DE GRUPO

TEMA: QUESTOES DAS MANIFESTACAOES DE COMUNICACAO POPULAR E COMUNITARIA    

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : 7° semestre

Itapuranga

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------03

DEDENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------04

CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------06

REFERENCIAS--------------------------------------------------------------------------07

        


INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem como principal objetivo trabalhar as questaões manifestações de comunicação popular e comunitária que se dierenciam, daquelas constituidas nos anos de 1970 aos 1990 em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere a acao coletiva de um grupo organizado que objetiva alcancar mudanças sociais por meio do empate politico, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico, permeadas por tensões específicos.

Este texto objetiva resgatar os principais conceitos de comunicação popular em relação as articulações e potencialização dos movimentos sociais que vem surgindo em nosso país. Como é o caso das manifestacões contra e a favor do então presidente Dilma. Para tanto, os conceitos de comunicação popular e comunitária identifica as alterações e os aspectos que conservam sua validade na sociedade contemporânea.

Discutiremos também neste texto um pouco a respeito das redes sociais, ou seja, um meio de comunicação e trabalho entre determinados grupos, mas que se transformou em uma necessidade de aderir a uma nova dimensão social, pelo crescimento e desenvolvimento populacional, onde a comunicação verbal se tornou cada vez mais impossível pelo número exagerado de pessoas no país, portanto com o acesso a internet ficou mais fácil a comunicação entre determinados grupos que seriam impossível de se realizar fora desse meio, que é o caso das manifestações sociais que vem surgindo a cada dia.

Iremos trabalhar a questão relativa ao acesso a informacão e a  comunicacão comunitária como direito do cidadão. O objetivo é resgatar o sentido da comunicação desenvolvida no contexto dos movimentos sociais, apontar os varios niveis de participação popular na comunidade e analisar práticas conceituais sobre a comunicação como um direito de cidadãnia.


DESENVOLVIMENTO

Nos dias atuais, o papel das redes socias na divulgação das manifestações é muito grande, pois estamos vivendo um período de muitas reivindicaçôes e manifestação. Podemos ver isso em todo mundo través das redes sociais, internet,  televisão, rádio e jornais, mas esses fatos de organizações só acontecem com a proliferação das informações que a internet e as redes sociais nos proporcionam sendo um dos maiores meios de comunicação e tem como papel fundamental incentivar, comunicar e apoiar ou até mesmo descordar no caso de estar ou não de acordo com tais movimentos.

Podemos notar que os movimentos sociais no Brasil sempre foram alvos da chamada mídia brasileira. Os meios de comunicação em massa vem mostrando a cada dia, e isso tráz para o país uma grave desagregação do sistema social, político e econômico, pois algumas  pessoas aproveitam esses dias para cometer alguns tipos de delitos e até mesmo depedrações em locais públicos ou não públicos e isso acaba gerando um grande prejuizo para a própria população de bem.

A comunicação popular tem origem dos movimentos populares. Porém não se caracteriza como um simples tipo de mídia, mas como um processo de comunicação que emerge da ação dos movimentos sociais ao longo da história.  no caso do Assistente Social que lida com seres humanos geralmente em momentos muito difíceis de sua vida, uma boa comunicação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto, através da palavra podemos criar situações boas ou desagradáveis .

No entanto somos transmissores e receptores da comunicação. E é bom que a comunicação seja sempre sincera e amistosa, pois a boa comunicação é ferramenta essencial. E quando falamos de comunicação, trata-se de comunicação integral que envolve fala, escrita, postura e até mesmo nossas atitudes, crenças e valores. E isso não só para obtermos benefícios diretos para nossa carreira, mas até para desempenharmos nosso papel na função que exercemos. 

Na comunicação popular “Comunicar é partilhar, associar, participar na troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações. Existem três tipos diferenciados de comunicação: a comunicação interpessoal (entre pessoas), comunicação de grupo e comunicação de massa (público grande heterogêneo e anônimo).” Mas para que a comunicação aconteça é necessário que se obedeça a um processo, nesse caso composto pelo emissor da mensagem, a mensagem e o receptor da mensagem. Sem esses componentes é impossível que se estabeleça um bom nível de comunicação e um final satisfatório.

Falando de comunicação, nos dias atuais estamos cercados por várias mídias como: a TV, o rádio, a imprensa e mais recentemente, a internet. Além das mídias que nos levam à comunicação à longa distância, Mas não há nada mais eficaz que a comunicação presencial. No entanto a comunicação é feita para todos é um direito de todos garantido por lei. Assim, alem de receber informação, cada pessoa tem o direito de comunicar, de produzir e divulgar informações usando como ferramenta os meios de comunicação mais existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com