TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manífestaçoes ocorridas em 2013

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4 2.1 Valores éticos e as manifestações populares                                                                            

2.2 Mais que uma manifestação: um grito de libertação.                                                                    

                      

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................9

        

        



  1. INTRODUÇÃO

A temática aqui abordada sobre as manifestações populares no Brasil vem sendo discutida com grande ênfase pelos meios de comunicação em massa, tema esse que gera muitas críticas e formações de ideias revolucionárias que visam o melhoramento da situação alarmante no nosso país.

Essas manifestações populares, que vem sendo cada vez mais comuns, são nada mais que o grito de voz, de participação ativa da população na luta em busca de seus direitos e ideais previstos em leis, válidos somente no papel.

É muito mais complexa e abrangente do que qualquer outro tipo de manifestação social, pois envolve toda a camada populacional e as classes sociais interligadas.


                                            DESENVOLVIMENTO                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      .........................................................................................................................................................................O estado tem uma função sem igual nessa questão; pois; o mesmo é responsável por uma boa distribuição e qualidade dos serviços de atendimento básicos á população e não apenas só uma classe social definida. Para que o mesmo possa cumprir de forma sucinta com o seu papel, ele se encarrega de nos cobrar taxas e juros, os chamados “impostos”, estes servem para o nosso próprio uso comum, sendo aplicado nos serviços de atendimento público, a favor de uma melhoria nos atendimentos à saúde, a educação, a segurança e ao transporte público.                                                                                                                  Porém, é perdido o foco principal de investimento desses impostos, para outros fins e deixando a desejar o que de fato era pra ser exaltado nesse enlace financeiro, gerando dessa forma, revoltas e manifestações de garantia de direitos impostos nas leis governamentais e que são totalmente reversas na realidade. Pois pouco se fala da reação e das soluções previstas do estado em decorrência dessas manifestações, onde quem mais reivindica por seus direitos assegurados é a camada mais pobre da sociedade. Sendo essa camada social, muita das vezes, vista como vândalos, por estarem nas ruas reivindicando seus direitos por uma melhoria dos serviços públicos oferecidos. Tal situação, causa uma profunda insatisfação das pessoas que usufrui dessas diretrizes e pela inconstante falta de comprometimento dos governantes em relação a tais acontecimentos.            Precisamos olhar tais problemas das manifestações, assim  como também a que houve em junho/2013 como sendo a gota d'agua para as pessoas resolverem sair as ruas e pôr seus protestos em prática, pois ; de maneira nenhuma se admitia mais que as coisas continuassem como estavam ou pior que as coisas ainda pudessem piorar, a situação até então era de que uns nada faziam; haviam reclamações de alguns; outros jogavam a culpa em terceiros e no governo; outros saiam as ruas em protestos pela corrupção da política no nosso país e também por melhorias no serviço básico público que nos é de direito e assim por diante. Veja a seguir a versão do estado em decorrência de tais fatos ocorridos no nosso país:

   "O governo está preocupado com as manifestações, buscando entendê-las e, sobretudo, está aberto ao diálogo, procurando entendimento sobre o seu significado, que são desconhecidas do habitual até então, por eles tomada conhecimento", Avaliou. Segundo Carvalho, esse novo grupo de manifestantes que vão até as ruas, sem lideres ou representação única, torna mais complexa a possibilidade de um diálogo. "As antigas formas de protestos estão cada vez mais abrindo espaço para essa nova forma de mobilização, não havendo mais uma direção central ou comandada por determinada pessoa e/ou comando, isso faz com que em casos de tensão, torne-se mais difícil um diálogo".

 Apesar da disponibilidade para que haja o diálogo, Carvalho disse que é papel do estado garantir direitos "de todas as classes igualmente, tanto da maioria quanto da minoria" e que vai agir para que possa ser assegurada a ordem, sempre que possível de forma serena. "Nosso papel é assegurar a democracia, e os direitos democráticos a todos igualmente, maioria e minoria. Sempre que houver ações que os manifestantes acharem verdadeiras, e que criem problemas para a maioria, o governo entra em ação para tratar e resolver tais conflitos. Não vamos nos sobressair ao papel de manter firmes a lei e a ordem, mas podemos e preferíamos uma situação bem discutida e bem expressada, ainda assim com todos os conflitos."

                       2.1 Valores éticos e as manifestações populares

                        Vivemos em um mundo de revoluções e transformações constantes no que se é referente à crise. É crise de todos os tipos possíveis: destacando, a de valores. Superpovoamento no mundo - embora exista um grande avanço no setor tecnológico capaz de suprir as necessidades básicas da população - estão todos se atracando, começam a brigar entre si e um querer ser mais do que o outro no que se diz respeito com um pouco de direitos que lhes são oferecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com