TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel

Tese: Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

1 – R= Maquiavel foi um historiador e poeta italiano que escreveu o livro O Príncipe. Uma de suas frases mais conhecidas é: "Os fins justificam os meios".

Principalmente por essa frase, passou a ser chamada de maquiavélica a pessoa que era assertiva, firme em seus propósitos. Só que com o tempo, tanto a frase dele, quanto essa palavra foram se deturpando, e agora são associadas a ser malvado, agir de forma injusta, terrível.

Então, maquiavelismo, na verdade significa "o que é firme em seus propósitos". Mas sempre que você ouvir falando por aí, vai querer dizer "injusto", "terrível", talvez pelo teor da obra de Maquiavel que ensinam ao político como ser corrupto tb.

2 – R= Direito natural (Latim ius naturali) ou jusnaturalismo é uma teoria que procura fundamentar a partir da razão prática uma crítica a fim de distinguir o que não é razoável na prática do que é razoável e, por conseguinte, o que é realmente importante considerar na prática em oposição ao que não o é. Uma característica fundamental que explicita o que é a teoria do direito natural é o seu projeto. Ela não se propõe a uma descrição de assuntos humanos por meio de uma teoria; tampouco procura alcançar o patamar de ciência social descritiva. A teoria do direito natural tem como projeto avaliar as opções humanas com o propósito de agir de modo razoável e bem. Isso é alcançado através da fundamentação de determinados princípios do Direito Natural que são considerados bens humanos evidentes em si mesmos.

3 – R= CONTRATUALISMO: desejo de explicar os fatos sociais somado ao Direito do homem anti à convivência em sociedade, ou seja, o homem in natura.

O contratualismo foi defendido por Hobbes, Locke e Rousseau.

Esses pensadores defendiam o direito do povo para eleger seus dirigentes. Segundo eles todos devem ter liberdade e cada um a seu modo.

Hobbes, Locke e Rousseau são contratualistas porque baseiam suas concepções de Estado Moderno e de Poder com base no Pacto ou Contrato Social. Ou seja, defendem que o Estado surge através do Poder que o povo tem de pactuar ou contratar seus dirigentes. Eles são os defensores do direito da Liberdade, cada um ao seu modo. Apesar de terem concepções políticas diferentes, todos eram contra os domínios da igreja e ajudaram a pôr fim ao univerdialismo dos cristãos da era medieval e durante o feudalismo. Estavam à frente dos ideais de Estado novo e ao desenvolvimento do Capitalismo. O pacto social.

Já o absolutismo legitimava o poder e sustentava um modelo tradicionalmente dominador e, compactuado com a igreja e nas crenças que ela pregava, centrava todo poder político nas mãos do monarca.

4 – R= "Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias." Montesquieu

"A pessoa que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar." Montesquieu

"Quanto menos os homens pensam, mais eles falam" Montesquieu

A subtileza do pensamento consiste em descobrir a semelhança das coisas diferentes e a diferença das coisas semelhantes" Montesquieu

A Novidade é que Montesquieu, escrevia em contra mão ao progresso, contra a politica de ser fazer políticos, contra as leis de prenderem leitores, contra a fama de ser fazer famosos. "Raciocínio -Positivo"

5 – R= a) Ciro ter encontrado os persas e os medos em situação frágil, representa a fortuna, ou seja, a ocasião oportuna para agir. Mas há virtude do governante que lhe permite reconhecer a oportunidade e saber aproveitá-la.

5 – R= b) A virtude maquiaveliana é uma força política e não propriamente moral. Está voltada para a governabilidade, consiste na inteligência da força. Para Maquiavel há uma diferença entre o que é considerado moral quando diz respeito ao comportamento do indivíduo, envolvendo, apenas seu próprio destino e outra situação em que a moral envolve o comportamento com o destino.

6 – R= a) A virtude maquiaveliana é uma força política e não propriamente moral. Está voltada para a governabilidade, consiste na inteligência da força. Para Maquiavel há uma diferença entre o que é considerado moral quando diz respeito ao comportamento do indivíduo, envolvendo, apenas seu próprio destino e outra situação em que a moral envolve o

comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com