TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massagem

Tese: Massagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Tese  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

A massoterapia pode ser definida como uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenham efeitos terapêuticos. É um conjunto de diversas técnicas manuais que atuam nos tecidos corporais, com efeito sob o sistema nervoso, muscular, circulatório e energético, mobilizando estruturas variadas.

Entre seus principais efeitos estão à promoção de relaxamento muscular local e geral; alívio da dor; aumento da circulação sanguínea e linfática; liberação de histamina proporcionando hiperemia local; melhora da vascularização periférica proporcionando oxigenação tecidual; aumento da nutrição tecidual; remoção de produtos catabólitos; alívio de sintomas característicos da ansiedade e da tensão (stress); aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; aumento da mobilidade articular.

No pós-operatório de abdominoplastias, a massagem clássica deve ser usada com cautela e apenas após a fase de maturação. As manobras de massagem podem desencadear o descolamento do tecido em reparação, atrasando o processo cicatricial.

1) Deslizamento: Consiste em deslizar as mãos sobre a superfície do corpo, comdiferentes pressões: suaves, médias e profundas. Nas direções longitudinal, transverso eoblíquo. O deslizamento SUAVE age na epiderme, sensibilizando terminações nervosas,removendo a camada epitelial, com ação calmante e despertando a consciência corporal.O deslizamento Médio age na derme e hipoderme, age sobre a elasticidade da pele,desfaz aderências , estimula a circulação sangüínea e linfática, aumentando assim aoxigenação e nutrição dos tecidos.

2) Amassamento: É um conjunto de manobras de deslocamento, pressionando ecomprimindo toda a superfície das mãos sobre os músculos. O amassamento tem açãofisiológica de atuar sobre tecidos epitelial, nervoso, sangüíneo, linfático, adiposo,glandular, contribui no fortalecimento do retorno venoso, desintoxicando fibrasmusculares através de maior nutrição celular. É possível usar o amassamento em todosos tipos de massagem por ser considerada uma das manobras mais completas. Oamassamento dever ser aplicado de forma não profunda para evitar provocar irritação na pele. É indicada a aplicação em casos de atrofia muscular e em tecidos flácidos noabdome, glúteos, e regiões da coluna vertebral dorsal e lombar.

3) Fricção: A manobra de fricção consiste no deslizamento das mãos sobre a superfíciedo corpo em movimentos circulares, rápidos, curtos e alternados. A fricção produz calor local, e sua força deve iniciar suave podendo chegar à forte, sem deixar de ser harmonioso.Pode ser usado em todo o corpo. Quando aplicado na cabeça, usa-se a polpa dos dedos,friccionando o couro cabeludo e face.

4) Pinçamento: Consiste em movimentos dos dedos para espremer e pinçar músculos eligamentos, utilizando dois, três ou cinco dedos. É indicado para estimular a circulaçãosangüínea, ativar músculos, manipular aderências e estimulando a circulação sangüíneae a flacidez.O pinçamento Simples: Prende a pele na ponta dos dedos, estica ao máximo suaelasticidade e solta, desfazendo aderências e estimulando a circulação sangüínea.O pinçamento Rolante: Prende a pele na ponta dos dedos e faz-se um movimentorolante em linhas retas. Este tipo de pinçamento também tem ação fisiológica dedesfazer aderências além de ser usada nas algias.O pinçamento pode ser aplicado nos membros superiores, membros inferiores, glúteos, pescoço, abdome e regiões da coluna vertebral lombar, dorsal e cervical.

5) Vibração: Esta manobra é aplicada com a palma das mãos pressionando a pele, comforça intensa. Tem efeito calmante, analgésico e antispasmódico, atuando sobreterminações nervosas e ativando a circulação

Mecanoterapia

A Mecanoterapia é uma modalidade da fisioterapia que consiste no treinamento com aparelhos com resistência mecânica graduada, que leva a um fortalecimento muscular ou ganho de amplitude articular por meio de pesos, molas ou polias.

Seu objetivo é desenvolver, restaurar e promover a manutenção da força muscular, além de melhorar a mobilidade articular, flexibilidade e coordenação. Esse tipo de terapia pode ainda ser utilizado durante a reabilitação como forma de ganho de massa e potência muscular, quando diminuidas pelo afastamento do paciente de suas atividades, devido a uma lesão.

Tipos de exercícios utilizados na mecanoterapia

A) EXERCÍCIOS PASSIVOS:

São produzidos por uma força externa devido ao relaxamento voluntário ou inatividade muscular.

Exemplo: MPC (mobilização passiva contínua), executa o movimento passivo através de um dispositivo mecânico que move uma articulação de modo leve e contínuo por uma ADM controlada.

Sobre a MPC (criada por Robert Salter)

- previne aderências;

- estimula regeneração de tendões e ligamentos;

- favorece regeneração de incisões;

- lubrificação de fluido sinovial;

- previne efeitos degradantes da imobilização;

- retorno a ADM normal;

- diminui dor pós-op.

B) EXERCÍCIOS ATIVOS

1. Exercício ativo assistido: executa-se o movimento no aparelho mecânico com a ajuda do membro preservado, ou com a participação do terapeuta.

Exemplo: polia de teto.

Quando o paciente tem musculatura fraca e é incapaz de mover uma articulação por meio da amplitude desejada (em geral contra a gravidade), é empregado o exercício ativo assistido.

O objetivo é proporcionar assistência suficiente aos músculos de forma controlada, de modo que o músculo possa funcionar em seu nível máximo.

2. Exercício ativo livre: é executado em aparelhos sem o uso de resistência.

Exemplo: bicicleta estacionária (s/resistência).

O exercício ativo livre promove:

- benefícios fisiológicos que resultam da contração muscular ativa e do aprendizado motor devido ao controle muscular voluntário;

- elasticidade e contratilidade muscular;

- feedback sensorial;

- estímulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com