TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Elementar

Pesquisas Acadêmicas: Matemática Elementar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

1. Tales de Mileto é considerado o pensador que inaugura a Filosofia. Ao analisar a postura deste filósofo, em função do conteúdo exposto na unidade 1 do livro didático Filosofia, é possível perceber a aplicação da autonomia, da reflexão, da crítica e da criatividade. Considerando tal tese, explique como a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade se fazem presentes na postura de Tales. Desenvolva sua resposta em no mínimo 10 e máximo de 15 linhas. (4,0 pontos)

Resposta:

Vejo a crítica, a reflexão, a autonomia e a criatividade presentes na postura de Tales nessa sequência. Quando Tales começou a questionar racionalmente a natureza, ele estava de forma crítica, tentando encontrar o porquê das coisas, buscando respostas que não existiam, para perguntas que ainda não haviam sido feitas.

Esse pensamento crítico o levou a refletir sobre a atitude do homem em relação ao mundo em que vive, com perguntas como: - Por que uma planta cresce? Por que os seres vivos, nascem, se desenvolvem e morrem? O que garante a vida dos seres vivos?

Qual o princípio que origina todos os seres? Tanto a capacidade de “criar” essas perguntas quanto as respostas dadas a elas, demonstram a autonomia de Tales, do ser humano, que é a capacidade de pensar por si próprio, estabelecendo regras e procedimentos a partir de si próprio. A autonomia poderia ser colocada também como o primeiro passo na postura de Tales.

Por fim, a criatividade propõe uma nova explicação sobre o mundo, que foi o que Tales quis fazer, quando não se conformou com as respostas já dadas para suas indagações.

2. A Lógica atenta-nos para a importância do raciocínio válido, aquele que é fundamental para estabelecermos relações claras, sistemáticas e rigorosas. Considerando a dedução e a indução como tipos básicos de raciocínios válidos, proponha uma dedução que aborde sua vida como acadêmico(a) e uma indução que aborde sua vida como futuro(a) profissional.

Primeiro raciocínio válido - dedução (âmbito acadêmico) (1,0 ponto)

Estudo na Unisul Virtual.

A Unisul Virtual é uma faculdade de ensino à distancia.

Logo, estudo numa faculdade de ensino à distância.

Segundo raciocínio válido - indução (âmbito profissional) (1,0 ponto)

Izaías, aluno de Ciências Contábeis da Unisul Virtual, será um futuro contador.

Melissa, aluna de Ciências Contábeis da Unisul Virtual, será um futuro contador.

Gideony, aluno de Ciências Contábeis da Unisul Virtual, será um futuro contador.

Logo, todos os alunos de Ciências Contábeis da Unisul Virtual serão futuros contadores.

3. Você estudou que há diversas formas de conhecimento e que estes podem ser distintos como: filosófico, científico, religioso e senso comum. Considerando tal distinção apresente três características pertinentes a cada um destes conhecimentos. (4,0 pontos)

Tipo de Conhecimento Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com