TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Volume

Artigo: Medidas De Volume. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Medir é comparar uma grandeza com um padrão. Toda medida está afetada por um erro, cujas fontes são o aparelho utilizado, o objeto e/ou o operador. Quanto menor for o erro de uma medida, maior será a sua exatidão. A exatidão reflete a concordância do valor da grandeza com o valor da medida.

Nos casos em que o conhecimento da incerteza for importante, ela deve ser expressa junto com a medida: (15,30 ± 0,02) ml, por exemplo. Usualmente, não há necessidade de explicitar o erro, mas uma medida deve, sempre, ser expressa com a sua unidade e o número correto de algarismos significativos. A medida anterior deve ser expressa 15,30 ml e não como 15,3 ml ou 15,300 ml.

A capacidade de um aparelho é o volume máximo de líquido que pode ser medido, nele, de uma só vez. Alguns aparelhos podem medir volumes variáveis, enquanto outros só podem medir volumes iguais às suas capacidades.

Uma medida deve dar a ideia da exatidão com que ela foi feita e isso depende do aparelho utilizado. Para os aparelhos graduados, os erros podem ser avaliados a partir da escala: o desvio avaliado do aparelho é a metade da menor divisão da escala. Uma proveta cuja menor divisão é 1 ml terá um desvio avaliado de 0,5 ml. Para os aparelhos volumétricos, os erros podem ser encontrados nos catálogos dos fabricantes.

Objetivos:

Utilizar aparelhos de medida graduados e volumétricos e expressar corretamente as medidas de volume.

Materiais:

• Balão volumétrico 25 ml

• Béquer 250 ml

• Bureta 50 ml

• Garra

• Pera (ou outro pipetador)

• Pipeta graduada 10 ml

• Pipeta volumétrica 25 ml

• Proveta 50 ml.

Procedimento experimental:

1. Reconhecendo os aparelhos graduados, verificou-se a menor divisão da escala dos aparelhos graduados disponíveis, sabendo que a metade da menor divisão é o desvio avaliado do aparelho, que será atribuído como erro em suas medidas.

Aparelho Capacidade Menor divisão Erro

Proveta 50 ml 0,5 ml 0,25 ml

Pipeta 10 ml 0,1 ml 0,05 ml

Bureta 50 ml 0,1 ml 0,05 ml

Pode se observar que desses aparelhos comparados, os que oferecem a medida mais precisa , são as de menores divisões em suas graduações.

2. Reconhecendo os aparelhos volumétricos:

Aparelho Capacidade Erro

Pipeta volumétrica 25 ml 0,03 ml

Balão volumétrico 25 ml 0,03 ml

3. Foram comparados os aparelhos graduados e volumétricos, transferindo 25 ml de água (utilizando um pipetador) para uma proveta. Anotado o volume obtido na proveta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com