TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medindo a densidade de um sólido

Seminário: Medindo a densidade de um sólido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

Com esta atividade prático-laboratorial pretendemos determinar a densidade ou massa volúmica de um pedaço de granito, utilizando os materiais necessários para a medição das grandezas físicas que permitem determinar a propriedade física em causa, a massa e o volume.

Para determinar a massa do corpo utilizaremos uma balança, enquanto para determinar o volume do mesmo medimos o volume de água deslocado (volume de água aquando da introdução do pedaço de granito no recipiente com tal líquido).

Introdução teórica

Na disciplina de Física e Química foi-nos dada a indicação de realizar a medição da massa volúmica de um sólido de forma irregular.

Para iniciar o projeto, foi necessária uma leitura prévia sobre os procedimentos a tomar, assim como dos conceitos mais relevantes:

A massa volúmica ou densidade, ρ , define-se como a propriedade da matéria correspondente à massa contida por unidade de volume, ou seja, a proporção existente entre a massa de um corpo e o seu volume.

p =massa/volume

Tendo esta definição em conta, podemos inferir que um corpo é mais denso do que outro se ocupar menor volume e tiver igual massa e, de uma forma análoga, um corpo é mais denso se ocupar o mesmo volume e tiver maior massa.

A unidade em que é expressa a massa volúmica segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) é o kg/m3, apesar de se utilizar também o g/cm3 para sólidos e líquidos e o g/dm3 para gases.

No decorrer da aula de carácter laboratorial determinaremos a massa e o volume de um pedaço de granito.

O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da Terra onde ocorre o seu arrefecimento e solidificação. Espera-se que a densidade do granito esteja por volta dos 2,75 g/cm3.

Material e Reagentes

Material:

Fio de linho

Proveta (20 ± 5cm3)

Pisseta (garrafa de esguicho)

Balança analítica

Granito

Procedimento experimental

Notas:

Para a medição da massa do pedaço granito, este deve estar devidamente limpo e seco para uma boa manutenção dos materiais e exatidão de resultados.

Para uma maior precisão dos resultados obtidos, realizamos três ensaios quer para a medição da massa do pedaço de granito, quer para a medição do volume de água deslocado.

Registo de observações

Ensaio Massa (g) Volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com