TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial do processo de institucionalização do Serviço Social

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social – 7º semestre

CLICIANE DE SOUZA COSTA FARIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

“SAÚDE BUCAL”

[pic 3]

Cruzeiro do Sul –Acre

2014

CLICIANE DE SOUZA COSTA FARIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

“SAÚDE BUCAL”

Trabalho apresentado ao Curso: Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Portifólio do

Estágio Curricular Obrigatório III.

Coordenadora do curso: Profª Adarly Rosana Moreira Goes

[pic 4]

Cruzeiro do Sul –Acre

2014

INTRODUÇÃO

O presente projeto de intervenção foi realizado na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva. Linha do Divisor, km 10, Bairro Formoso, Cruzeiro do Sul/AC, a unidade foi criada pela necessidade de combater crimes e recuperar pessoas que estavam impossibilitadas de conviver com a sociedade. Hoje a unidade conta com 518 reeducandos e 49 reeducandas onde somente as mulheres serão alvos desta pesquisa.

O projeto foi executado na sala de odontologia da unidade, onde a mesma possuía todos os equipamentos necessários ao atendimento das reeducandas, que foram parte fundamental para o desenvolvimento deste trabalho.

No perfil sociodemográfico dos internos da unidade Manoel Neri da Silva, encontra-se uma população jovem, de baixa escolaridade, com ruptura dos vínculos familiares e caracterizada pelo elevado número de vendas de drogas.

A superlotação das celas, a precariedade e a insalubridade tornam as prisões um ambiente propício para a proliferação de epidemias e o contágio de doenças, como as sexualmente transmissíveis, hepatites, diarreias infecciosas, além de distúrbios mentais. Desta forma a presente pesquisa foi realizada buscando atender as necessidades das reeducandas da Unidade, com objetivos de identificar as que mais necessitam do atendimento odontológico, levantar junto às mesmas os principais problemas referentes à saúde bucal, bem como a realização de palestras de conscientização e educação da higiene bucal.

Fizeram parte da execução do mesmo, o dentista Carlos Augusto, um auxiliar João Souza, as reeducandas, as agentes para segurança, assistente social Deyse Jane e a executora do projeto Cliciane de Souza Costa Farias.

DESENVOLVIMENTO

Visando atingir os objetivos propostos no referido projeto foi disponibilizado as reeducandas da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, um profissional da área odontológica para conscientizar, educar e suprir as necessidades da saúde bucal das mesmas.

Para levantamento dos principais problemas referentes à saúde bucal, primeiramente foi feita uma entrevista com as reeducandas, onde as mesmas relataram os principais problemas e dificuldades encontradas quanto a sua higienização.

As mesmas relataram que, o principal problema enfrentado é devido ao local, por ser uma residência adaptada em presídio, não possui estrutura necessária que ofereças as condições mínimas para que as presas possam cumprir sua pena de forma satisfatória como exige a LEP (Lei de Execuções Penais). Onde, na sela, contém apenas um banheiro disponível para 15 reeducandas, uma vez, que isso dificulta o acesso ao mesmo, ficando desta forma, difícil à higienização bucal delas.

Uma outra coisa relatada, foi que, as escovas dentárias demoram muito tempo para serem trocadas, o que ocasiona muitas vezes o aparecimento de fungos nas escovas e cáries nos dentes das internas. Segundo as internas, os cremes dentais disponibilizados são poucos e não atendem a demanda interna das mesmas, uma vez que é disponibilizado 1 (um) tubo por reeducanda, onde é recebido uma vez por mês, não sendo substituído antes desse prazo.

Para a identificação das reeducandas que mais necessitavam do atendimento odontológico, foi realizado junto às mesmas uma consulta para avaliar a gravidade do problema das mesmas. Onde, para avaliação da situação de cada uma delas, foi realizado um orçamento, no qual, cada uma teve o tratamento que necessitava de acordo com a consulta. Um dos principais problemas constatados foi à presença de cáries, que foi verificado em todas as internas. A cárie dentária pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela ação das bactérias. A desmineralização dos tecidos dentais (esmalte, dentina ou cemento) é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose. A baixa do pH ocasiona dissolução do esmalte e transporte do cálcio e fosfato para o meio ambiente bucal.

Segundo a cirurgiã-dentista, Débora Ayala, especialista em periodontia, restauração e implantodontia, recomendam 10 passos para ficar livre das cáries:

1- O dentista vai avaliar a causa da sua cárie, portanto, marcar consultas periódicas é fundamental para saber como tratar a doença.

2-Use o fio dental. A remoção da placa entre os dentes mantém a gengiva saudável.

3-Escove os dentes após todas as refeições para remover o biofilme oral que contém as bactérias causadoras de cárie.

4-Consuma menos açúcar, que é um prato cheio para as bactérias bucais.

5-Ingira bastante água para aumentar a salivação. A saliva equilibra o pH da boca e é um enxaguante natural do organismo.

6-Nunca deixe de escovar os dentes antes de dormir. À noite a salivação diminui e, com isso, aumenta a quantidade de bactérias.

7-Trate a xerostomia – boca seca. A falta de salivação por idade ou pós-tratamento pode aumentar a incidência de cárie.

8-Trate o bruxismo. A doença causa micro trincas, onde a bactéria se aloja e coença a corroer o dente.

9-Não fume. O fumo diminui a imunidade da flora oral, aumentando a incidência de doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (345.9 Kb)   docx (236.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com