TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolismo

Tese: Metabolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Segundo Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época.

A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores.

A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno.

É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.

Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. E é justamente para distinguir tais níveis que termos como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade foram criados.

A multidisciplinaridade representa o primeiro nível de integração entre os conhecimentos disciplinares. Muitas das atividades e práticas de ensino nas escolas se enquadram nesse nível, o que não as invalida. Mas, é preciso entender que há estágios mais avançados que devem ser buscados na prática pedagógica.

Segundo Japiassú, a multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.

Já na Pluridisciplinaridade, diferentemente do nível anterior, observamos a presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares, embora eles ainda se situem num mesmo nível hierárquico, não havendo ainda nenhum tipo de coordenação proveniente de um nível hierarquicamente superior.

Na Interdisciplinaridade, segundo os PCN, supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários (BRASIL, 2002, p. 8-89, grifo do autor).

A transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade. Trata-se de uma proposta relativamente recente no campo epistemológico. É uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.

DESENVOLVIMENTO

OBJETIVOS GERAIS

A pesquisa realizada nas turmas de 2º Ano do ensino médio da rede publica, tem por finalidade, analisar o conhecimento dos alunos em relação a interdisciplinaridade, suas definições e se os professores trabalham com base na integração das disciplinas e como eles trabalham. Além de ser um preparatório para os principais Institutos e Universidades Federais do país, como Enem, Ifes, UFES, entre outras.

METODOLOGIA

Os graduandos foram em duas escolas de 2º Ano do ensino médio da rede publica, entregaram um questionário com sete questões relacionadas com a interdisciplinaridade, enquanto os alunos do EM preenchiam os questionários, os graduando foram fazendo observações ao longo do tempo que permaneceram na escola, sobre assuntos pertinentes ao tema abordado.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Visita a algumas escolas de Ensino Médio com atenção voltada para a interdisciplinaridade trabalhada dentro e fora da sala de aula, e questionário preenchido pelos alunos.

RESULTADOS

Os alunos apontaram como os professores trabalham com eles a interdisciplinaridade com os principais temas de relevância social. Eles aprofundaram e relataram os conteúdos vivenciados por eles dentro e fora da sala de aula.

TABELA COM RESULTADOS DA PESQUISA COM ENS. MÉDIO.

CONCLUSÃO

Concluímos que a pesquisa nos permitiu observar que os alunos demonstraram mais interesse nos conhecimentos obtidos em sala de aula, através da interdisciplinaridade, do que pelos temas abordados pelas disciplinas correspondentes em si. Bem como conhecimentos práticos adquiridos sobre os diferentes temas aprofundaram a preocupação social dos alunos. Os mesmos passaram a se preocupar mais com o futuro da sociedade, principalmente em relação aos temas ambientais.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »